Top 5 notícias da Edição do Dia (semana de 9 a 13 de janeiro)

Flipboard Brasil Blog / janeiro 13, 2017

A crise carcerária no Brasil não é novidade, mas a situação saiu de controle nas últimas semanas, desde que 58 presos foram mortos durante uma rebelião em Manaus. O guerra entre as facções criminosas PCC (Primeiro Comando da Capital) e Família do Norte é apontada pelas autoridades como o maior motivo desses e de outros assassinatos que têm ocorrido desde 2 de janeiro nas cadeias brasileiras, mas especialistas analisam que o sistema carcerário do país aumenta a possibilidade de massacres como o de Manaus. Além disso, a superlotação também é um problema. A ONG Human Rights Watch divulgou nesta semana um relatório que mostra que mais de 622 mil adultos estão atrás das grades, 67% a mais do que as prisões comportariam.

Veja estas e outras notícias que foram destaque na semana:

1. Ministério anuncia ajuda a Estados em crise penitenciária — DW

Destaque: “Os governos de Rondônia e do Mato Grosso vão receber equipamentos de segurança e armamentos.

O governo do Amazonas vai receber equipamentos de varredura do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), que também vai disponibilizar temporariamente agentes penitenciários federais “para auxiliar as autoridades locais na coordenação necessária para o restabelecimento da ordem nos presídios estaduais”, afirmou o Ministério da Justiça e Cidadania”.

2. Força Nacional reforçará segurança de penitenciárias — DW

Destaque: “O ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, acatou nesta segunda-feira (09/01) o pedido dos estados de Roraima e do Amazonas e anunciou o envio de 200 homens da Força Nacional, cem para cada estado, para reforçar a segurança. Segundo ele, os policiais serão transportados pela FAB (Força Aérea Brasileira) e deverão estar nos estados já na madrugada desta terça-feira.

“Os homens vão realizar policiamento, apoio nos bloqueios e apoio no perímetro das penitenciárias”, afirmou Moraes. Os dois estados registraram, na semana passada, rebeliões em unidades prisionais que deixaram cerca de cem detentos mortos em menos de cinco dias”.

3. Brasil terá crescimento abaixo da média mundial em 2017 — Exame

Destaque: O Banco Mundial projeta que o Brasil vai voltar a crescer em 2017 e a expansão aumenta nos próximos anos, mas o ritmo ainda ficará abaixo da média da América Latina, dos emergentes e da economia mundial.

A estimativa divulgada nesta terça-feira, 10, é de crescimento de 0,5% para o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro este ano, 1,8% em 2018 e 2,2% em 2019, de acordo com o relatório “Perspectivas Econômicas Globais”.

Para a economia mundial, a estimativa é de avanço de 2,7% este ano e os emergentes devem crescer 4,2%. Já os países latino-americanos devem ter expansão de 1,2% em 2017, 2,3% em 2018 e 2,6% em 2019″.

4. Famílias de jogadores da Chapecoense recebem indenizações — GloboEsporte, Eduardo Florão

Destaque:Em entrevista coletiva, concedida na tarde desta quarta-feira, o vice-presidente jurídico da Chapecoense, Luiz Antonio Pallaoro, afirmou que o clube e a CBF já pagaram indenizações previstas em contrato para as famílias dos atletas – ao todo, 40 salários. E a Chape espera conseguir mais. Agora, o clube aguarda reunião com representantes da seguradora da LaMia, que deve acontecer no dia 8 de fevereiro”.

5. A cada 3 desempregados no mundo em 2017, um será brasileiro — Exame

Destaque: “Os dados são da Organização Internacional do Trabalho (OIT) que, em um informe publicado nesta quinta-feira, 12, alerta que o desemprego no País vai continuar a se expandir para atingir um total de 13,8 milhões de brasileiros até o ano que vem.

A OIT estima que, entre 2016 e 2017, o exército de desempregados no planeta aumentará em 3,4 milhões.

Mas o epicentro dessa crise será o Brasil, responsável por 35% desse número, com 1,2 milhão em 2017 e mais 200 mil em 2018. De cada três novos desempregados no mundo, um será brasileiro”.

 

Edição do Dia

Gustavo está lendo Previsões da TI para 2017

BAIXE O FLIPBOARD: iOS / ANDROID / WINDOWS / WEB

SIGA-NOS:

FLIPBOARD / TWITTER / INSTAGRAM / FACEBOOK / GOOGLE+ / TUMBLR / YOUTUBE / SOUNDCLOUD / PINTEREST / MEDIUM