Top 5 notícias da Edição do Dia (semana de 16 a 20 de janeiro)

Flipboard Brasil Blog / Janeiro 20, 2017


A morte do ministro do Supremo Tribunal Federal Teori Zavascki, relator da Operação Lava Jato, parou o Brasil na quinta-feira. Conhecido por sua discrição e atuação técnica, ele foi vítima de acidente aéreo quando chegava a Paraty, no litoral sul do Rio de Janeiro. O avião que levava o ministro pertencia ao empresário Carlos Alberto Fernandes Filgueiras, também morto no acidente, e caiu a 2 km do aeroporto da cidade. O fato deve atrasar as próximas fases da Lava Jato. O novo relator deverá ser indicado pelo presidente Michel Temer, que já avalia nomes para substituir Zavascki. A Polícia Federal o Ministério Público já abriram inquéritos para apurar as causas do acidente. Por enquanto, nenhuma hipótese deve ser descartada.

Veja essa e outras notícias que foram destaque na semana:

1. Rebelião em prisão do RN deixa 26 mortos — DW

Destaque: “A rebelião na maior prisão do Rio Grande do Norte marca mais um capítulo da crise penitenciária no país. Desde o início do ano, houve uma série de motins com mortes, o mais grave deles em 1º de janeiro, quando 56 pessoas morreram no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), em Manaus.

“É a maior rebelião em número de mortos, mas não vamos superar Roraima”, afirmou o secretário de Justiça e Cidadania do Rio Grande do Norte, Walber Virgolino, em referência ao massacre do dia 7 em Boa Vista, que deixou 33 mortos”.

2. Desemprego é a maior preocupação, diz Temer — Reuters, Lisandra Paraguassu e Anthony Boadle

Destaque: “Nós temos que nos ater muito à questão do desemprego, essa é a principal preocupação, e isto significa o crescimento da economia”, afirmou o presidente em entrevista à Reuters no Palácio do Planalto. No trimestre encerrado em novembro, último dado disponível, a taxa de desemprego do país estava em 11,9 por cento, atingindo um recorde de 12,1 milhões de pessoas.

Otimista, Temer aposta em uma retomada do crescimento econômico no segundo semestre deste ano, mas admite que não deve haver um retorno das contratações no mesmo ritmo”.

3. Forças Armadas atuarão dentro de presídios — DW

Destaque: “Os militares serão responsáveis pela inspeção de materiais considerados proibidos e reforçarão a segurança nas penitenciárias.

A segurança interna dos presídios continua, porém, sob responsabilidade dos agentes penitenciários e policiais. A ação militar precisa ser aprovada previamente pelos governadores, e o controle da operação cabe ao Ministério da Defesa”.

4. 2016 foi o ano mais quente já registrado — DW

Destaque: “O ano de 2016 é o mais quente já registrado desde que as primeiras medições em escala global começaram a ser feitas. Esse também foi o terceiro ano consecutivo em que o recorde foi quebrado. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (18/01) pela Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos EUA (NOAA, na sigla em inglês), que comparou as medições do ano passado com registros que remontam a 1880.

Segundo a agência, a média de temperatura da Terra em 2016 ficou 0,94°C acima da média registrada em todo o século 20, que foi de 13,9°C. Em relação a 2015, as temperaturas ficaram 0,04°C acima. Ainda segundo a NOAA, no século 21 já foram registradas cinco quebras de recordes (em 2005, 2010, 2014, 2015 e 2016). Entre os dez anos mais quentes da história dos registros, apenas um, 1998, pertence ao século passado. Naquele ano, o fenômeno meteorológico El Niño foi especialmente forte”.

5. Morte de Teori deixa futuro da Lava Jato incerto — Reuters, 
Maria Carolina Marcello e Eduardo Simões

Destaque: “O ministro, que estava com 68 anos, era responsável por analisar todas as acusações contra parlamentares e políticos com prerrogativa de foro junto ao STF. Há na corte uma série de inquéritos investigando políticos de vários partidos na Lava Jato. Como todos estavam sob a tutela de Teori, esses casos também devem sofrer atrasos até que um novo relator seja definido.

O mesmo deve ocorrer com a homologação dos acordos de delação de pessoas ligadas à Odebrecht, que devem ficar em suspenso até que um novo relator seja definido para o caso.

Ainda há incerteza sobre o procedimento a ser adotado para a definição de um novo relator. Avaliações mais cautelosas alertam que não há apenas uma possibilidade para a definição de um novo relator para a Lava Jato”.

Edição do Dia

Gustavo está lendo Lava Jato

BAIXE O FLIPBOARD: iOS / ANDROID / WINDOWS / WEB

SIGA-NOS:

FLIPBOARD / TWITTER / INSTAGRAM / FACEBOOK / GOOGLE+ / TUMBLR / YOUTUBE / SOUNDCLOUD / PINTEREST / MEDIUM