‘Planeta ou plástico’: uma revista para abrir seus olhos sobre essa questão

Flipboard Brasil Blog / novembro 7, 2018

Crédito da foto: Justin Hofman/National Geographic/Divulgação

Não há dúvida de que o plástico melhorou a vida dos humanos ao longo dos anos e ajudou no desenvolvimento da sociedade moderna. No entanto, é inegável também que o uso do plástico saiu do controle nas últimas décadas. O material virou o grande vilão dos oceanos e de seres que não fazem nenhum uso prático de suas qualidades. Para se ter uma ideia de quão pouco sustentável é a nossa relação com o plástico, mais de 40% do total produzido é usado apenas uma única vez e jogado fora, geralmente sem nenhum tratamento ou reciclagem que beneficie o meio ambiente.

Em um esforço de longo prazo para aumentar a conscientização sobre a crise global do lixo plástico, a National Geographic iniciou uma campanha de conscientização sobre o impacto que o plástico descartado tem sobre o planeta. É alarmante pensar, por exemplo, que quase 700 espécies, incluindo algumas em risco de extinção, foram afetadas por resíduos plásticos. Espécies de todos os tamanhos, de plâncton a baleias, agora ingerem micropartículas de plástico, fragmentos ínfimos que medem menos de 5 milímetros.

Boas ideias para atenuar a situação estão espalhadas por todo o mundo, como por exemplo a substituição do canudo de plástico (que não pode ser reciclado), ou o trabalho de pescadores indianos que transformam plástico do mar em estradas.

Além dessas iniciativas, também cabe a nós ajudar um pouco por dia. E, para entender melhor sobre como podemos (e devemos) fazer nossa parte para melhorar esse quadro, leia a revista especial Planeta ou Plástico e siga o perfil oficial da National Geographic Brasil no Flipboard!

Planeta ou plástico

Gustavo faz a curadoria de Escolha do Editor

BAIXE O FLIPBOARD: iOS / ANDROID / WINDOWS / WEB

SIGA-NOS:

FLIPBOARD / TWITTER / INSTAGRAM / FACEBOOK / MEDIUM