Como criar um lindo portfólio no Flipboard

Flipboard Brasil Blog / janeiro 4, 2017

 

Um portfólio bem elaborado não apenas promove o seu trabalho como também dá visibilidade para a qualidade e amplitude de suas capacidades profissionais. Pense no seu portfólio como um folheto de marketing para demonstrar seu trabalho e criatividade. As pessoas geralmente acham que os portfólios só são úteis para artistas gráficos ou profissionais das artes visuais, mas eles também servem para blogueiros e escritores mostrarem o melhor de seu trabalho. Com um portfólio, um blogueiro não só pode promover seu trabalho para potenciais clientes, mas também tem como mostrar seu diferencial em relação à concorrência.

Veja abaixo algumas dicas de como criar um portfólio digital no Flipboard.

  1. MOSTRE O MELHOR DO MELHOR 

Um portfólio não precisa ser longo para ser eficaz, mas tem que apresentar um resumo do melhor do seu trabalho. Claro que você quer mostrar tudo o que criou, mas alguns dos trabalhos definitivamente se destacam. Dê uma olhada no que você escreveu, filmou ou editou e selecione aquilo que você apresentaria num concurso. Esses são os trabalhos que devem ser adicionados ao seu portfólio.

Este portfólio da @tporter2 mostra as melhores fotos que ela tirou. 

 

  1. MOSTRE AQUILO QUE REALMENTE LHE REPRESENTA

Um site especializado em blogs estima que cerca de 4 milhões de publicações são postadas diariamente. Portanto, é importante selecionar para o seu portfólio alguns dos seus melhores trabalhos que possam lhe destacar da multidão. Escolha postagens que destaquem seu estilo próprio para que os seus potenciais clientes, ao visitarem seu portfólio, realmente saibam quem você é.

Esta revista Flipboard criada por @traveltips2014 mostra uma viagem sua para Curaçau. A revista serve como um portfólio em que o blogueiro de turismo dá uma ideia do trabalho que desenvolveria caso fosse convidado por potenciais clientes para visitar outros destinos. 

 

  1. NÃO TENHA RECEIO DE EXPLICAR AS SUAS ESCOLHAS

Já que você está selecionando minuciosamente os seus trabalhos para este portfólio, haverá uma razão especial para cada postagem que você adicionar à sua revista. Aproveite a opção de comentário para adicionar uma breve nota, explicando cada item que você adicionou. Fale um pouco sobre o item e explique  porque você considera esse um dos seus melhores trabalhos. Se for um post que fez sucesso, não se esqueça de mencionar isso no comentário.

Este portfólio, com curadoria da @JanetSpeyer, contém trabalhos da sua empresa de Relações Públicas e inclui comentários que explicam o porquê deles terem sido incluídos no portfólio. 

 

  1. FAÇA COM QUE SEU PORTFÓLIO CONTE UMA HISTÓRIA 

Ao montar o seu portfólio, tente apresentar os trabalhos em uma ordem que lhe ajude a contar a sua história. Como seu trabalho se desenvolveu ao longo dos anos? O que você aprendeu? Guie o seu leitor de forma que, ao navegar por seus trabalhos, ele possa absorver as suas criações e perceber suas habilidades. Ao terminar de ver seu portfólio, seu potencial cliente deverá ficar com a sensação de conhecer seu trabalho ao ponto de poder recomendar você sem hesitação.

Este portfólio criado por @whiskeyandsoba ilustra perfeitamente o que é o Whisky e Soba. Ao navegar por ele, você saberá exatamente o que o blog cobre e as preferências de seus autores.

 

  1. NÃO SE INTIMIDE EM INCLUIR TRABALHOS QUE FEZ PARA CLIENTES

Alguns blogueiros ficam hesitantes em incluir publicações pagas que eles escreveram para outros clientes, como se esse tipo de trabalho fosse menos digno de ser exibido. O fato é que, para um potencial cliente, não há nada mais valioso do que ver outros trabalhos que você criou. Afinal, eles querem ver o tipo de trabalho que você entregará para eles – e não apenas as coisas que você escreve para si mesmo. Portanto, seu portfólio também deve incluir trabalhos feitos para outros clientes. Uma mistura equilibrada das suas criações será a melhor maneira de mostrar o seu potencial. Faça um breve comentário ou use o recurso de ‘Compor’ para explicar quais trabalhos são pagos.

Este portfólio criado por @AmyVernon mostra seu trabalho, composto tanto por textos para um site de um cliente como postagens feitas em seu próprio blog. 

 

Você criou um portfólio no Flipboard? Compartilhe-o no Twitter com a hashtag #FlipBlogger!

~JessicaR faz a curadoria de Bookish Reads

BAIXE O FLIPBOARD: iOS / ANDROID / WINDOWS / WEB

SIGA-NOS:

FLIPBOARD / TWITTER / INSTAGRAM / FACEBOOK / GOOGLE+ / TUMBLR / YOUTUBE / SOUNDCLOUD / PINTEREST / MEDIUM