Top 5 notícias da Edição do Dia (semana de 19 a 23 de dezembro)

Flipboard Brasil Blog / dezembro 23, 2016

Um caminhão avançou sobre um mercado de Natal em Berlim na segunda-feira e deixou novamente os países europeus em estado de alerta contra o terrorismo. No total, 12 pessoas morreram e 48 ficaram feridas no ataque, reivindicado pelo Estado Islâmico. Apontado como o motorista do caminhão, um refugiado libanês de 23 anos foi preso pouco depois do atentado, mas acabou liberado pela polícia por falta de provas.  O verdadeiro autor do ataque foi identificado dois dias depois, através de digitais e documentos encontrados na cabine do veículo. O tunisiano Anis Amri, de 24 anos, foi encontrado na Itália na sexta-feira e morreu após trocar tiros com policiais. No mesmo dia do ataque em Berlim, outro ato violento aumentou ainda mais a tensão na Europa. O embaixador da Rússia na Turquia foi morto por um atirador que afirmava se vingar por Aleppo e pela guerra na Síria.

Confira todas notícias que também foram destaque na semana:

1. O que esperar do cenário político do Brasil em 2017 — Exame, Bárbara Ferreira Santos, Larissa Moreira e Valéria Bretas

Destaque: “Certamente, haverá ainda muita turbulência. A permanecerem as recentes e recorrentes divergências entre as instituições, em especial entre os poderes Legislativo e Judiciário, pode-se até mesmo vir a se estabelecer uma efetiva crise institucional. As perspectivas decorrentes dos conteúdos das delações premiadas que devem emergir em 2017 agravam e reforçam essa possibilidade. Esses conteúdos devem provocar também a substituição de uma quantidade expressiva de ministros ainda nos primeiros meses do ano.

Caso a conjuntura da economia não apresente sinais de recuperação, o setor produtivo pode vir a retirar o apoio às equipe econômica do governo Temer”.

2. Sobe para 12 o número de mortos por caminhão em Berlim — DW

Destaque: “Era por volta de 20h (horário local) desta segunda-feira (19/12) quando uma carreta avançou cerca de 80 metros sobre uma feira de Natal no bairro Charlottenburg, em Berlim, atropelando várias pessoas e destruindo barracas. Ao menos 12 pessoas morreram e outras 48 ficaram feridas, algumas em estado grave.

O caso é tratado pelas autoridades como um possível atentado terrorista. Por volta das 3h desta terça-feira, a polícia de Berlim publicou no Twitter acreditar que o caminhão tenha sido jogado contra a multidão de forma proposital e usou o termo “ataque terrorista”.

3. Bolívia culpa piloto e empresa pela queda do avião da Chapecoense — G1

Destaque: “O governo boliviano disse nesta terça-feira (20) que o piloto e a companhia aérea LaMia foram os responsáveis pela queda do avião com o time da Chapecoense, em Medellín, na Colômbia, que terminou com a morte de 71 pessoas e deixou 6 feridos.

“A primeira conclusão é que a responsabilidade direta pelo acidente é da empresa (LaMia) e o piloto (Miguel Quiroga)”, disse o ministro de obras públicas da Bolívia, Milton Claros, segundo o jornal “El Deber”.

4. Odebrecht e Braskem pagarão maior multa por corrupção da história — El País, Talita Bedinelli

Destaque: “A construtora Odebrecht e seu braço petroquímico, Braskem, declararam diante de um tribunal americano nesta quarta-feira que são culpadas por pagar subornos em troca de benefícios em contratos, um desdobramento fruto da Operação Lava Jato, a força-tarefa do Ministério Público brasileiro que apura há mais de dois anos um megaesquema de corrupção na Petrobras. A ação nos EUA é parte de um acordo de leniência (espécie de delação premiada para empresas) que envolve o Governo norte-americano, a Suíça e o Brasil e que prevê o pagamento total de 3,5 bilhões de dólares (quase 12 bilhões de reais) para que as duas se livrem das acusações judiciais nas três nações. O valor é a maior multa já paga no mundo em acordos do tipo e um dos trunfos da Operação Lava Jato”.

5. Temer anuncia pacote para movimentar a economia em 2017 — El País, Marina Rossi

Destaque: “Em meio ao sufoco da crise econômica e às perspectivas de lenta recuperação econômica para o próximo ano no Brasil, o presidente Michel Temer tenta respirar. Atormentado pelas contínuas denúncias da Lava Jato e rejeitando qualquer hipótese de deixar o Governo, anunciou nesta quinta-feira medidas para tentar reagir a esse cenário pessimista: antecipou a liberação dos saques do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para cerca de 10 milhões de pessoas, prometeu a redução drástica dos juros de cartão de crédito – ambas com efeito em 2017 – e repaginou um programa de manutenção de emprego herdado de Dilma Rousseff”.

Edição do Dia

Gustavo está lendo Previsões da TI para 2017

BAIXE O FLIPBOARD: iOS / ANDROID / WINDOWS / WEB

SIGA-NOS:

FLIPBOARD / TWITTER / INSTAGRAM / FACEBOOK / GOOGLE+ / TUMBLR / YOUTUBE / SOUNDCLOUD / PINTEREST / MEDIUM