Bate-papo com Roberta Martins: viagens e curadoria

Flipboard Brasil Blog / julho 9, 2015

robertaMartins_DSC_6943

Julho é mês de férias, por isso convidamos a curadora Roberta Martins para um bate-papo sobre viagens e aventura.

Viajante desde criança pequena, Roberta conta que seus avós adoravam pegar o carro e viajar pela Argentina, Uruguai e Brasil; e que ela os acompanhava durante as férias escolares, chegando a passar três meses longe dos pais. Roberta costumava criar diários de viagem em papel, colando fotos impressas e escrevendo sobre os melhores momentos da aventura. Graças à tecnologia digital, hoje em dia, seus diários de viagem são guias de bolso personalizados, podendo ser compartilhados com leitores e amigos.

Atualmente, a Roberta faz a curadoria de mais de 20 revistas no Flipboard, relatando suas aventuras incríveis pela África do Sul, Austrália, Itália, Kenya, Rota dos Canyons e outros lugares pelo mundo afora.

Profissional de comunicação multidisciplinar, atuante nas áreas de marketing, fotografia, turismo e redes sociais, Roberta é também a idealizadora do Territórios, um site bilíngue sobre experiências de viagem pelos 5 continentes.

Leia a entrevista abaixo e confira as revistas criadas pela Roberta Martins no Flipboard. Para saber mais sobre as aventuras da Roberta confira, também, o Territórios no Facebook, Twitter, Instagram, Google+ e Pinterest.

Você se descreve como publicitária, fotógrafa e viajante. Nos conte um pouco sobre o seu trabalho e suas experiências de viagem.

Publicidade é minha formação oficial, fotografia uma paixão e viajar meu objetivo de vida. Há três anos decidi unir os três, juntar o pessoal com o profissional e focar o trabalho na área de turismo. Gero conteúdo (fotos, vídeos e textos) e crio campanhas. Sou viajante desde criança pequena e comecei a manter diários de viagens de papel assim que aprendi a escrever. As experiências são muitas e diversificadas como safáris de luxo no Quênia, vivências em acampamentos na América do Sul, Outback e Saahara, trilhas como a Inca Salkantay, Monte Roraima e Circuito W – Torres del Paine; hospedagem ilegal em casa de cubanos em Havana, road trips pelo interior da França, Mendonza, África do Sul e Portugal com nativos de cada um desses lugares, além de procurar sempre explorar a natureza no Brasil.

Como surgiu a ideia do site Territórios e qual seu objetivo?

Estava no aeroporto esperando o voo para o meu primeiro mochilão quando tive a ideia de criar um blog para deixar meus diários de viagem no formato virtual e acessível para os amigos. A viagem foi para o Peru em 2006 e o conteúdo publicado durante a viagem ajuda viajantes até hoje. Então, este virou o objetivo do Territórios, trazer experiências reais em viagens e ajudar os leitores.

Você faz a curadoria de mais de 20 revistas de turismo no Flipboard. O que diferencia as suas revistas das demais e o que os seus leitores irão encontrar?

Acho que a maior diferença é o conteúdo próprio na maioria das revistas. Em cada revista, organizo artigos referentes ao nome, postados nas redes sociais, além dos posts publicados no Territórios. Em outras, mesclo com textos interessantes de outros autores.

O que você aprendeu com o seu trabalho de curadoria de revistas no Flipboard? Qual o segredo de um bom curador?

Ainda estou aprendendo, mas faço do jeito que eu gostaria de ver, organizado por temas. Acho que a estética das fotos e frequência nas flipadas colabora para que a pessoa torne-se um bom curador.

A curadoria da revista “Route 66 e mais: Roteiros pelos EUA” foi feita “ao vivo”, durante sua viagem pela rota 66 nos EUA. Este processo foi mais fácil ou mais complicado? Quais os prós e contras de criar uma revista e fazer a curadoria da viagem durante a própria viagem?

Foi praticamente igual porque já tenho uma rotina de usar o aplicativo diariamente, a única diferença foi dar atenção somente a esta revista e ignorar as outras durante a viagem. Deixar as outras de lado, talvez, seja o contra para quem segue estas revistas. Prós foi juntar tudo o que foi publicado, em tempo real, nas redes sociais, em um só lugar. Afinal, o que é publicado nas redes sociais acaba se perdendo e sumindo da timeline. Comecei a revista “Route 66” antes da viagem, flipando textos antigos sobre os Estados Unidos, depois, complementei com a experiência ao vivo, e agora, começo a postar os novos artigos sobre a viagem.

Acabei de voltar de outra viagem, em que também criei uma revista ao vivo; desta vez, inserindo imagens dos meus companheiros de viagem. A revista Rota das Emoções” foi uma press trip do Sebrae para promover uma nova rota turística no Brasil.

Alguma aventura de viagem ou história curiosa para compartilhar?

Muitas e estão todas no Territórios ou organizadas nas revistas do Flipboard.

De todos os lugares que você visitou, qual você mais gostou ou recomenda? 

Pergunta difícil porque cada lugar tem algo especial e complica definir um só. O mais diferente foi a Austrália, principalmente o Outback, o mais bonito é a Patagônia Chilena, pra comer é a Itália, pra viver grandes emoções, algum país africano, e assim por diante. Depende do estilo do viajante. Como sou bastante eclética, sou suspeita para recomendar.

Territórios por Roberta Martins

Dicas de Viagem por Roberta Martins

Viajar pelo Brasil por Roberta Martins

~CarolF está lendo “Grandes Experiências Em Viagens”

SIGA-NOS:

FLIPBOARD / TWITTER / INSTAGRAM / FACEBOOK / GOOGLE+ / TUMBLR / YOUTUBE / SOUNDCLOUD / PINTEREST / MEDIUM