Top 5 notícias da Edição do Dia (semana de 17 a 21 de julho)

Flipboard Brasil Blog / julho 21, 2017


Os brasileiros encerraram a semana cientes de que terão que pagar mais para encher o tanque do carro a partir desta sexta-feira. O Governo Temer elevou as alíquotas de PIS/Cofins sobre os combustíveis, o que resultará no acréscimo de, no mínimo, 41 centavos por litro de gasolina e 21 centavos por litro de diesel. Em entrevista coletiva, o presidente disse que “o povo compreende a medida”:  “A população vai compreender, porque esse é um governo que não mente. Não dá dados falsos. Quando você tem que manter o critério da responsabilidade fiscal, a manutenção da meta, a determinação para o crescimento, você tem que dizer claramente o que está acontecendo”, falou Temer na chegada à Mendoza, na Argentina, para reunião do Mercosul. O presidente também afirmou que “por enquanto” não há previsão de novo aumento de impostos.

Veja todas as notícias que também foram destaque na semana:

1. Plebiscito da oposição reúne 7,1 milhões na Venezuela — DW

Destaque: “Mais de 7,1 milhões de venezuelanos votaram num plebiscito simbólico contra o projeto de Assembleia Constituinte defendido pelo presidente Nicolás Maduro, anunciou nesta segunda-feira a oposição (17/07).

Com 95% dos votos contados, participaram 7.186.170 venezuelanos da consulta popular organizada pelos opositores sobre a alteração constitucional defendida pelo Executivo, afirmou a reitora da Universidade Central da Venezuela (UCV) e membro da comissão fiscalizadora do plesbicito, Cecilia García Arocha. Segundo ela, cerca de 98% dos participantes rejeitaram a proposta do governo.”

2. Como a Lava Jato funciona fora do Brasil? — BBC

Destaque: “O ex-presidente peruano Ollanta Humala teve a sua prisão preventiva decretada na última quinta-feira por envolvimento em um esquema ilegal com a construtora Odebrecht. Em fevereiro, outro ex-presidente do país, Alejandro Toledo, também teve a prisão determinada pela Justiça pelo mesmo motivo.

Os ex-presidentes do Peru não são os únicos alvos internacionais que surgem dos desdobramentos da Operação Lava Jato, que completou três anos em março. As investigações cruzaram as fronteiras, chegando a países da África, Europa e Américas, e estão ligadas principalmente às atividades ilegais da Odebrecht.”

3. Moro repassa dinheiro do caso de Lula para a Petrobras — Exame

Destaque: “O juiz federal Sérgio Moro afirmou nesta terça-feira, 18, em resposta aos embargos de declaração da Petrobras, no âmbito da ação em que condenou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a 9 anos e 6 meses de prisão, que os R$ 16 milhões da suposta conta corrente da OAS com o PT, que incluem os R$ 2,25 milhões do triplex no Guarujá e suas respectivas reformas, serão revertidos em favor da estatal.

Após a sentença que apenou, pela primeira vez, um ex-presidente, por crime comum, na história do Brasil, os advogados da petrolífera haviam pedido esclarecimentos a respeito da destinação dos valores.

A defesa da Petrobras, alegando que a estatal foi vítima do esquema de cartel e propinas que operou em algumas de suas principais diretorias por uma década, requereu para seus cofres o valor da sanção pecuniária imposta por Moro aos réus do caso triplex.”

4. Banco Central bloqueia contas de Lula — DW

Destaque: “O Banco Central bloqueou 606,727 mil reais das contas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesta quarta-feira (19/07). A ordem foi expedida pelo juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, em 14 de julho, mas estava sob sigilo até que o bloqueio fosse realizado.

A decisão foi tomada para fins de reparação de danos à Petrobras no processo em que o ex-presidente foi condenado a 9 anos e meio em primeira instância, no âmbito da Operação Lava Jato. Moro também determinou o confisco de imóveis e veículos do petista.”

5. Governo aumenta impostos sobre combustíveis — El País, Heloísa Mendonça

Destaque: “Com dificuldade de fechar as contas deste ano, o Governo de Michel Temer e sua equipe econômica tiveram que ceder à mais impopular das alternativas para tapar o rombo no orçamento: o aumento de impostos. Temer assinou, nesta quinta-feira, um decreto autorizando a elevação da alíquota do PIS/Cofins que incide sobre o preço dos combustíveis.

O aumento da tributação representará, segundo informou o Governo, uma alta de 41 centavos por litro de gasolina e de 21 centavos por litro de diesel. Já a alíquota do PIS(Programa de Integração Social)/Cofins(Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social) sobre etanol passa de 12 centavos para 13 para o produtor. Para o distribuidor, a alíquota, atualmente zerada, aumentará para 19 centavos. O impacto deste aumento de preços para o consumidor final vai depender, no entanto, da decisão das redes de combustíveis e das distribuidoras. Caso os postos repassem o imposto integralmente, um brasileiro que for encher, por exemplo, o tanque de gasolina de um carro de 40 litros, terá que desembolsar 16,40 reais a mais do que está acostumado.

Edição do Dia

Gustavo está lendo Social Media

BAIXE O FLIPBOARD: iOS / ANDROID / WINDOWS / WEB

SIGA-NOS:

FLIPBOARD / TWITTER / INSTAGRAM / FACEBOOK / GOOGLE+ / TUMBLR / YOUTUBE / SOUNDCLOUD / PINTEREST / MEDIUM