Top 5 notícias da Edição do Dia (semana de 27 de fevereiro a 3 de março)
Flipboard Brasil Blog / Março 3, 2017
Em depoimento prestado em Curitiba na quarta-feira ao Tribunal Superior Eleitoral, Marcelo Odebrecht, herdeiro e ex-presidente da Odebrecht, maior construtora da América Latina, falou sobre doações em caixa 2 para a chapa Dilma-Temer, disse que deu a Aécio Neves 15 milhões de reais e que enviou ao PT, entre 2008 e 2014, cerca de 300 milhões de reais, sendo que parte desse dinheiro não teria sido registrada na Justiça Eleitoral. Marcelo citou também o presidente Michel Temer quando revelou o pagamento de 10 milhões de reais ao PMDB, intermediado pelo atual ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha. A colaboração do empresário foi apenas o início do processo que pode complicar a vida de parte dos políticos brasileiros, já que nas próximas semanas deverão ser divulgados os depoimentos de outros executivos da empreiteira na Operação Lava Jato.
Veja as notícias que foram destaque nesta semana:
1. Oscar: Confusão marca prêmio de melhor filme — G1
Destaque: “Moonlight” foi escolhido melhor filme do Oscar após confusão com os apresentadores Faye Dunaway e Warren Beatty, que anunciaram o vencedor errado. Os atores apresentavam a categoria final, neste domingo (26), e disseram que “La La Land” havia levado a estatueta, após erro da organização do evento.
A equipe subiu ao palco para receber o prêmio. Após 2 minutos e 23 segundos, foi informada do erro e esclareceu que o vencedor era “Moonlight”. Beatty e Faye estavam, na verdade, com o envelope da vencedora de Melhor Atriz (Emma Stone, de “La La Land”).”
2. Trump: “Precisamos vencer guerras novamente” — El País, Jan Martínez Ahrens
Destaque: “Os Estados Unidos se preparam para um dos maiores rearmamentos de sua história. O presidente do país, Donald Trump, determinou à sua Administração que prepare um orçamento de despesas com Defesa com um aumento de 54 bilhões de dólares (9%). Esse crescimento histórico deverá ser compensado com um plano geral de redução de outras despesas, especialmente na área de ajuda externa. Os cortes evitam tocar nos dois itens de despesas mais explosivos, que são as pensões e a assistência à saúde, mas mostram que Trump está disposto a efetuar uma escalada militar a fim de realizar seus sonhos de grandeza. “Precisamos começar a ganhar guerras novamente”, bradou o presidente.”
3. Marcelo Odebrecht prestará depoimento hoje em Curitiba — G1, José Vianna e Thais Kaniak
Destaque: “O depoimento está marcado para as 14h30, na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). De acordo com o TSE, o ministro deve ir a Curitiba para participar do depoimento.”
Marcelo Odebrecht vai ser ouvido como testemunha nas ações que tramitam no tribunal pedindo a cassação da chapa Dilma Rousseff-Michel Temer por suposto abuso de poder político e econômico na eleição presidencial de 2014.”
4. Prazo para declarar Imposto de Renda começa hoje — Exame, Júlia Lewgoy
Destaque: “Você tem a partir desta quinta-feira (2) para entregar a declaração do seu Imposto de Renda 2017. O prazo termina no dia 28 de abril, mas quanto antes você se livrar da sua, mais cedo receberá sua restituição.
Para declarar o IR, o primeiro passo é fazer o download do programa gerador da declaração, disponível para Windows e para outras plataformas. Também é possível fazer a declaração por smartphone ou tablet, baixando os aplicativos para Android ou para iOS.”
5. Quem está na mira da delação de Marcelo Odebrecht? — DW, Jean-Philip Struck
Destaque: “Em uma sessão que durou quase quatro horas, disse, segundo o jornal O Estado de S. Paulo, que 4/5 de um total de 120 milhões (ou 150 milhões em valores atualizados) destinados pelo Grupo Odebrecht para a chapa Dilma-Temer em 2014 foram feitos por meio de caixa dois.
O depoimento também implicou a ex-presidente Dilma Rousseff e o ex-ministro Guido Mantega, mas de certa forma preservou pessoalmente Michel Temer. Ainda assim, lançou mais suspeitas sobre o ministro licenciado Eliseu Padilha, um dos homens de confiança do presidente.
Sobre o Temer, segundo o jornal Folha de S.Paulo, o empresário confirmou ter se reunido com o então vice-presidente em encontros durante a campanha eleitoral de 2014, mas negou ter acertado diretamente com o peemedebista a doação de 10 milhões de reais ao seu partido.”
Gustavo está lendo Escolha do Editor
BAIXE O FLIPBOARD: iOS / ANDROID / WINDOWS / WEB
SIGA-NOS:
FLIPBOARD / TWITTER / INSTAGRAM / FACEBOOK / GOOGLE+ / TUMBLR / YOUTUBE / SOUNDCLOUD / PINTEREST / MEDIUM