Top 5 notícias da Edição do Dia (semana de 6 a 10 de março)

Flipboard Brasil Blog / Março 10, 2017


O Dia Internacional da Mulher, comemorado na quarta-feira, 8 de março, foi marcado por greves e manifestações no Brasil e no mundo. Um dos principais pontos levantados nos protestos foi a desigualdade salarial no mercado de trabalho. No Brasil, uma pesquisa realizada pela Catho mostrou que mulheres ganham menos do que os homens em todos os cargos. Mas o abismo salarial não é exclusividade dos brasileiros: dados da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) apontaram que a desigualdade existe também em nações ricas, como o Japão e a Coreia do Sul. Outro número também chamou a atenção sobre a participação feminina no mercado de trabalho: um estudo divulgado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) mostrou que 27% das mulheres e 29% dos homens no mundo ainda preferem que as mulheres não tenham emprego.

O presidente Michel Temer também foi destaque. Em cerimônia pelo Dia Internacional da Mulher, ele falou, entre outras coisas, que “só mulher é capaz de indicar ‘desajustes’ de preço no supermercado”. A reação nas redes sociais foi imediata. O discurso de Temer também repercutiu na imprensa internacional.

Veja as outras notícias que também foram destaque na semana:

1. Trump acusa Obama de espionagem — BBC

Destaque: “Para muitos, foram as acusações mais graves que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez recentemente: em uma série de tuítes, ele acusou o ex-presidente Barack Obama de ter grampeado a Trump Tower, em Nova York, durante a eleição.

A alegação, feita na sexta-feira surgiu como uma bomba, mas sem ser suportada por provas.”

2. Ex-diretor reafirma que Temer pediu doações à Odebrecht — Exame

Destaque: “O ex-diretor de Relações Institucionais da Odebrecht, Claudio Melo Filho, confirmou ao ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Herman Benjamin que o presidente Michel Temer participou da reunião no Palácio do Jaburu e solicitou a Marcelo Odebrecht doações para o PMDB na campanha de 2014.

Em seu acordo, que vazou em dezembro do ano passado, Melo Filho detalha um encontro no Palácio do Jaburu no qual participaram, além dele próprio, Temer, o ministro Eliseu Padilha e Marcelo.

“Eu participei de um jantar no Palácio do Jaburu juntamente com Marcelo Odebrecht, Michel Temer e Eliseu Padilha. Michel Temer solicitou, direta e pessoalmente para Marcelo, apoio financeiro para as Campanhas do PMDB no ano de 2014”, disse Melo.”

3. Odebrecht pagou US$ 3,3 bilhões em caixa 2 de 2006 a 2014 — Exame

Destaque: “O ex-executivo da Odebrecht Hilberto Mascarenhas afirmou em depoimento ao ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Herman Benjamin, que o Departamento de Obras Estruturadas da empreiteira, conhecido como “departamento da propina”, desembolsou cerca de U$ 3,39 bilhões em caixa 2 entre 2006 e 2014.

O departamento da Odebrecht chamado por Mascarenhas de “trepa moloque”, uma referência ao fato de que, por ele, só passava recursos ilegais, era responsável não apenas por repasses de recursos ilícitos para campanhas eleitorais como pagamentos de resgates de funcionários da empreiteira sequestrados em países atingidos por conflitos armados ou grande violência urbana.”

4. Sérgio Cabral vira réu pela sexta vez na Lava Jato — G1, Marco Antônio Martins

Destaque: “O juiz federal Marcelo Bretas aceitou nesta quarta-feira (8) nova denúncia do Ministério Público Federal contra Sérgio Cabral. O ex-governador passa a ser réu em seis processos da Lava Jato e é acusado de chefiar o esquema de propinas e lavagem de dinheiro que ocultou cerca de R$ 318 milhões no exterior.

Nesta nova denúncia, que inclui outras oito pessoas, Cabral é acusado de praticar 25 atos de evasão de divisas por enviar dinheiro para o exterior sem declarar, 30 atos de lavagem de dinheiro e nove de corrupção ativa.”

5. Caixa começa a pagar o FGTS inativo hoje — Exame, Marília Almeida

Destaque: “O dinheiro depositado em contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) começa a ser liberado nesta sexta-feira (10). O primeiro lote é destinado a trabalhadores que nasceram em janeiro e fevereiro e o dinheiro poderá ser retirado até o dia 31 de julho.

Mais de 4,8 milhões de brasileiros têm direito ao saque neste primeiro mês. O valor disponível ultrapassa 6,96 bilhões de reais e equivale a 15,9% do total.”

Edição do Dia

Gustavo está lendo Escolha do Editor

BAIXE O FLIPBOARD: iOS / ANDROID / WINDOWS / WEB

SIGA-NOS:

FLIPBOARD / TWITTER / INSTAGRAM / FACEBOOK / GOOGLE+ / TUMBLR / YOUTUBE / SOUNDCLOUD / PINTEREST / MEDIUM