Top 5 notícias da Edição do Dia (semana de 28 de novembro a 2 de dezembro)

Flipboard Brasil Blog / dezembro 2, 2016

36570695_303

O Brasil acordou em choque na terça-feira com a notícia do acidente aéreo que vitimou 71 pessoas, entre jogadores, comissão técnica e funcionários da Chapecoense, além de jornalistas e tripulantes. Seis pessoas sobreviveram à queda do avião da companhia Lamia na Colômbia, a poucos quilômetros do aeroporto de Medellín, cidade onde o time catarinense faria a primeira partida da final da Copa Sul-Americana contra o Atlético Nacional. As investigações apontaram falta de combustível como principal motivo para a queda da aeronave. Equipes, torcedores e jogadores do mundo todo se uniram em homenagens. Clubes brasileiros ofereceram ajuda na reestruturação da Chapecoense em 2017. Um velório coletivo será realizado neste sábado na Arena Condá, o estádio do time.

A semana também foi agitada na política. A polêmica aprovação do pacote de medidas de combate à corrupção, o  o acordo de leniência da Odebrecht e o presidente do Senado Renan Calheiros foram os destaques. Veja quais foram as principais notícias.

1. Temer, Renan e Maia fazem acordo contra anistia ao caixa 2 — El País, Afonso Benites

Destaque: “Com uma popularidade inferior a 15%, Temer diz que, agora, resolveu “atender a voz das ruas”, que se mobilizaram contra o eventual perdão do delito.

Tramitando em uma comissão especial da Câmara há quatro meses, o projeto de iniciativa popular elaborado pelo Ministério Público Federal e apoiado por 2 milhões de pessoas corre o risco de ter um de seus objetivos desvirtuados. Ao invés de apenas tipificar o caixa 2, que é a doação oculta e ilícita de campanhas eleitorais, ele anistiaria penas relacionadas a esse delito, como o de peculato, corrupção e lavagem de dinheiro. Da forma como foi proposta em uma emenda ao projeto que circulava na semana passada, a anistia poderia beneficiar parte dos políticos investigados pela Operação Lava Jato”.

2. Avião que levava o time da Chapecoense sofre acidente na Colômbia — ESPN

Destaque: “O Comitê de Operações de Emergência e a gerência do Aeroporto José Maria Córdova informa que às 22h uma aeronave […] se declarou em estado de emergência, entre os municípios de La Ceija e La Unión. A aeronave reportou pane elétrica, segundo informado à torre de controle de Aeronáutica Civil”, reportou o aerporto José Maria Córdova, em comunicado oficial.

A chuva atrapalha a chegada das equipes de resgate, que não conseguem acessar o local de helicóptero. “Há possibilidade de resgatar pessoas com vida, porque não registramos a explosão da aeronave”, disse o Coronel Bonilla, da Aeronáutica colombiana”.

3. Pacote anticorrupção é aprovado sem anistia ao caixa 2 — El País, Afonso Benites

Destaque: “A Câmara dos Deputados aprovou na madrugada desta quarta-feira, em primeira votação, o pacote de medidas anticorrupção sugerido pelo Ministério Público Federal (MPF) por meio de um projeto de iniciativa popular. Tratado inicialmente como as Dez Medidas Contra a Corrupção, o texto principal aprovado terminou com 12 ações. A votação final foi de 450 a favor, um contrário e três abstenções. O único voto contra foi o deputado Zé Geraldo (PT-PA).

O principal ponto que ameaçava a futura lei era uma emenda que anistiaria o crime de caixa 2 – que é a doação oculta e ilegal de recursos para campanha eleitoral. Se aprovada, ela poderia beneficiar principalmente políticos investigados pela Operação Lava Jato. Ao se verem acuados diante da reação popular que era contrária a esse perdão, os presidentes das duas casas legislativas, o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) e o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) firmaram um acordo com o presidente da República, Michel Temer (PMDB), para impedir a aprovação dessa anistia”.

4. Milhares homenageiam a Chapecoense em Medellín e Chapecó — DW

Destaque: “Dezenas de milhares de pessoas lotaram nesta quarta-feira (30/11) os estádios Atanasio Girardot, em Medellín, na Colômbia, e Arena Condá, na cidade catarinense de Chapecó, para homenagens póstumas à equipe da Chapecoense, alvo da tragédia aérea que matou 71 pessoas na véspera.

As cerimônias se realizaram no mesmo horário em que ocorreria o primeiro jogo da decisão da Copa Sul-Americana de 2016, entre a Chapecoense e o colombiano Atlético Nacional. A histórica partida para o jovem clube catarinense estava marcada para as 18h45 (horário local) desta quarta-feira”.

5. Renan Calheiros vira réu por desvio de dinheiro público — BBC, Mariana Schreiber

Destaque: “Em meio à elevação da tensão entre Congresso e Poder Judiciário, o Supremo Tribunal Federal decidiu, por oito votos a três, tornar o presidente do Senado, Renan Calheiros, réu.
Ele é acusado de ter usado recurso de seu gabinete de senador, entre janeiro e julho de 2005, para pagar pensão de uma filha que teve fora do casamento. A pena para esse crime (peculato) é de 2 a 12 anos de prisão”.

Edição do Dia

Chapecoense: O fim trágico de um sonho

Gustavo está lendo Chapecoense: O fim trágico de um sonho

BAIXE O FLIPBOARD: iOS / ANDROID / WINDOWS / WEB

SIGA-NOS:

FLIPBOARD / TWITTER / INSTAGRAM / FACEBOOK / GOOGLE+ / TUMBLR / YOUTUBE / SOUNDCLOUD / PINTEREST / MEDIUM