Top 5 notícias da Edição do Dia (semana de 21 a 25 de novembro)

Flipboard Brasil Blog / novembro 25, 2016

geddel

 

O ‘caso Geddel’ mexeu com as estruturas do governo Temer nesta semana. Acusado pelo ex-ministro da Cultura, Marcelo Calero, de fazer pressão para liberar a obra de um edifício em Salvador, contrariando decisão do Instituto do do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o ministro da secretaria do Governo, Geddel Vieira Lima, começou a semana contando com o apoio do presidente Michel Temer. Na sexta-feira, porém, viu-se obrigado a pedir demissão quando veio a público o depoimento de Calero à Polícia Federal. O ex-titular da pasta da Cultura relatou à PF a conversa que teve com Temer sobre o caso, na qual o presidente teria tentado intervir em favor de Geddel.

Fique por dentro das notícias que foram destaques na mídia brasileira nesta semana.

1. Comissão de Ética discute nesta segunda se investigará caso Geddel — G1

Destaque: “Órgão vinculado à Presidência, a Comissão de Ética Pública fiscaliza a aplicação do Código de Conduta da Alta Administração Federal e eventuais conflitos de interesse envolvendo integrantes do governo. O colegiado não tem poder para punir nenhum servidor público, no entanto, como é um órgão consultivo do presidente da República, pode recomendar ao chefe do Executivo sanções a integrantes do governo, entre as quais demissão. As acusações de Calero contra Geddel também podem ser investigadas no Congresso Nacional. A oposição já está se movimentando para fechar o cerco em torno do ministro da Secretaria de Governo”.

2. Vitória de Trump gera medo e ansiedade entre brasileiros em situação irregular — BBC, João Fellet

Destaque: “No dia seguinte à eleição de Donald Trump, o escritório na Flórida da advogada fluminense Renata Castro Alves encheu de imigrantes brasileiros. Muitos buscavam informações sobre como se proteger de deportações no governo do próximo presidente americano.”Eles não queriam esperar outros clientes serem atendidos, todos queriam uma solução imediata para suas situações”, conta Alves à BBC Brasil. “Em 15 anos nos Estados Unidos, nunca vi nada igual, a comunidade está em pânico.”

Dias após a vitória, Trump anunciou numa entrevista que priorizaria a deportação de até 3 milhões de imigrantes com histórico criminal – um recuo em relação a seu discurso de campanha, quando disse que mandaria embora todos os cerca de 11 milhões que vivem hoje em situação irregular no país”.

3. 10 sites para monitorar os melhores preços na Black Friday —  Exame, Júlia Lewgoy

Destaque: “A Black Friday no Brasil até ganhou fama de “Black Fraude”, de tantos produtos com descontos mascarados nas edições anteriores. Mas há muitos sites que podem ser aliados de consumidores para descobrir promoções de verdade na próxima sexta-feira, dia 25 de novembro.

Plataformas online que comparam preços de produtos são especialmente úteis nessa data. Várias criaram páginas especiais para o evento, que filtram as melhores promoções e enviam alertas dos preços mais em conta por e-mail. Algumas ferramentas permitem checar o histórico de preço de um produto específico, para mostrar se os descontos oferecidos são reais ou fictícios”.

4. Por que projeto que criminaliza caixa 2 pode levar a ‘anistia’ de novos acusados da Lava Jato — BBC, Mariana Schreiber

Destaque: “Atualmente, não há uma lei específica estabelecendo punição para transações de caixa 2 no país. O Ministério Público Federal defende que a criação de uma lei detalhada prevendo as práticas que seriam ilegais e estabelecendo punições mais duras é importante para coibir a corrupção no país.

Sempre que uma lei é criada prevendo uma novo crime ela só pode ser aplicada para atos praticados após sua criação. Com base nesse princípio, parlamentares argumentam que, caso o caixa 2 seja criminalizado, todas as transações anteriores a esse momento não poderão ser punidas. A essência do raciocínio é essa: “se virou crime agora, não era crime antes”.

5. Ex-ministro diz que foi pressionado por Temer no caso Geddel — DW

Destaque: “O ex-ministro da Cultura Marcelo Calero acusou o presidente Michel Temer, em depoimento à Polícia Federal, de tê-lo pressionado para que interviesse junto a um órgão vinculado à pasta a fim de favorecer um interesse pessoal do ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima.

No depoimento à PF, o ex-ministro afirmou que Temer o convocou para comparecer no Palácio do Planalto e, nessa reunião, reforçou a pressão de Geddel contra ele. “O presidente disse ao depoente que a decisão do Iphan havia criado ‘dificuldades operacionais’ em seu gabinete, posto que o ministro Geddel encontrava-se bastante irritado”, diz a transcrição do depoimento enviado ao Supremo Tribunal Federal e à Procuradoria-Geral da República”.

Edição do Dia

~Gustavo está lendo #Geek

BAIXE O FLIPBOARD: iOS / ANDROID / WINDOWS / WEB

SIGA-NOS:

FLIPBOARD / TWITTER / INSTAGRAM / FACEBOOK / GOOGLE+ / TUMBLR / YOUTUBE / SOUNDCLOUD / PINTEREST / MEDIUM