Top 5 notícias da Edição do Dia (semana de 5 a 9 de junho)

Flipboard Brasil Blog / junho 9, 2017


O julgamento da chapa Dilma-Temer foi retomado nesta semana e ficou marcado pelo ‘enfrentamento’ entre o relator do processo, o ministro Herman Benjamin, e alguns de seus seis outros colegas responsáveis pela votação da ação no TSE (Tribunal Superior Eleitoral). A maior ‘disputa’ se deu quando Benjamin defendeu que fossem usadas como provas as delações da Odebrecht e, consequentemente, os R$ 150 milhões de caixa 2 que foram doados pela empresa à chapa vencedora na eleição de 2014. Quatro dos outros ministros, porém, entenderam que esse dinheiro não deveria ser levado em conta, já que o processo que está sendo julgado apura apenas se houve dinheiro de propina da Petrobrás na campanha. Benjamin foi derrotado na votação desta questão isolada, fato que representou uma vitória do atual presidente Michel Temer rumo à absolvição. Vale lembrar que, se fosse condenado, Temer teria o mandato cassado.

Veja todas as notícias que foram destaque na semana:

1. O que se sabe sobre o atentado em Londres — DW

Destaque: “Um ataque terrorista no centro de Londres na noite deste sábado (03/06) deixou sete mortos e 48 feridos. Três homens em uma van avançaram contra pedestres na Ponte de Londres (London Bridge), uma das principais vias da capital britânica. Na sequência, eles se dirigiram ao Borough Market, mercado de produtos alimentícios na região, e esfaquearam pessoas que se encontravam no local.

Esse é o terceiro ataque terrorista no Reino Unido apenas neste ano. Em 22 de março, um homem jogou um veículo contra um grupo de pedestres nos arredores do Parlamento britânico, em Londres, matando quatro pessoas e deixando 50 feridas.

Em 23 de maio, um britânico de origem líbia fez um ataque suicida em Manchester, durante o show da cantora Ariana Grande. A explosão deixou 22 mortos e mais de 60 feridos. Mais da metade das vítimas era menor de 16 anos. Foi o ataque terrorista mais mortal no Reino Unido desde os atentados de 7 de julho de 2005, em Londres.”

2. Ex-ministro do Turismo é preso pela Polícia Federal — G1

Destaque: “O ex-ministro do Turismo Henrique Eduardo Alves foi preso na manhã desta terça-feira (6) em um desdobramento da operação Lava Jato que investiga corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro na construção da Arena das Dunas, em Natal. O ex-deputado Eduardo Cunha, que está preso em Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, é alvo de um novo mandado de prisão preventiva. Ambos são do PMDB e foram presidentes da Câmara dos Deputados. Henrique foi ministro do Turismo nos governos Dilma Rousseff e Michel Temer. Os dois também são alvos de mandados de prisão em outra operação desta terça para apurar irregularidades nas vices-presidências de Fundos e Loterias e de Pessoas Jurídicas da Caixa Econômica Federal.”

3. O primeiro dia do julgamento que pode cassar Temer — BBC, João Fellet e Mariana Schreiber

Destaque: “A retomada, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do julgamento que pode cassar a chapa Dilma Rousseff-Michel Temer sinalizou possíveis divergências entre ministros que podem ter impacto na decisão final da corte.

Um dos momentos mais significativos da sessão esta terça-feira ocorreu quando o ministro Napoleão Nunes Maia interrompeu o voto do relator Herman Benjamin.

Maia afirmou que algumas testemunhas ouvidas no processo foram convocadas a depor por Benjamin sem que nenhuma das partes (acusação ou defesa) tivesse feito a solicitação.”

4. Avião da JBS complica ainda mais situação de Temer — DW

Destaque: “Novas revelações sobre a delação premiada de Joesley Batista, da JBS, comprometeram ainda o presidente Michel Temer. Depois de inicialmente negar ter viajado com a família num jatinho do empresário, o peemedebista mudou a versão nesta quarta-feira (07/06) e confirmou o voo, mas disse não saber quem era o dono da aeronave.

“O então vice-presidente Michel Temer utilizou aeronave particular no dia 12 de janeiro de 2011 para levar sua família de São Paulo a Comandatuba, deslocando-se em seguida a Brasília, onde manteve agenda normal no gabinete”, afirmou por meio de nota divulgada pela assessoria da Presidência.

A nota admite ainda que a família de Temer retornou da Bahia a São Paulo na mesa aeronave dois dias depois. “O vice-presidente não sabia a quem pertencia a aeronave e não fez pagamento pelo serviço”, acrescenta o texto.”

5. Partido Conservador perde maioria em eleição no Reino Unido — BBC

Destaque: “O Partido Conservador, da primeira-ministra Theresa May, não conseguiu eleger a maioria absoluta dos deputados do Parlamento britânico nas eleições gerais realizadas na quinta-feira no Reino Unido.

Apesar de os conservadores saírem da eleição como o maior partido no Parlamento, a agremiação não conseguiu obter os 326 assentos necessários para governar sem a necessidade de coalizão ou apoios pontuais negociados com os demais partidos.

Theresa May havia convocado eleições antecipadas com a intenção de aumentar sua maioria no Parlamento e se fortalecer para as negociações da saída do Reino Unido da União Europeia (UE), o chamado Brexit.”

 

Edição do Dia

Gustavo está lendo Social Media

BAIXE O FLIPBOARD: iOS / ANDROID / WINDOWS / WEB

SIGA-NOS:

FLIPBOARD / TWITTER / INSTAGRAM / FACEBOOK / GOOGLE+ / TUMBLR / YOUTUBE / SOUNDCLOUD / PINTEREST / MEDIUM