Top 5 notícias da Edição do Dia (semana de 20 a 24 de fevereiro)

Flipboard Brasil Blog / fevereiro 24, 2017

O Senado aprovou na quarta-feira a nomeação de Alexandre de Moraes para a vaga deixada por Teori Zavascki no Supremo Tribunal Federal (STF). Ex-ministro da Justiça, Moraes foi indicado pelo presidente Michel Temer ao cargo no STF e contou com apoio da base do PMDB, partido de Temer, para vencer com tranquilidade a votação do Senado. Na terça, um dia antes, ele foi sabatinado na Comissão de Constituição e Justiça e respondeu algumas questões ‘espinhosas’, como a suposta relação com o PCC (Primeiro Comando da Capital) e sobre como seria sua atuação na Lava Jato como ministro do Supremo. Líderes da oposição viram a indicação de Moraes como ‘política’ e argumentaram que, como revisor da Lava Jato no STF, ele poderia atuar a favor de seus aliados citados na operação. Questionado sobre o tema, ele disse que atuará com ‘absoluta imparcialidade’ no cargo.

A descoberta de novos planetas semelhantes à Terra também agitou a semana. Cientistas europeus e americanos anunciaram que o sistema solar ‘vizinho’ está a 40 anos-luz da Terra e é composto por 7 planetas, sendo que três deles podem estar dentro de uma zona habitável. Que tal passar as férias por lá? A NASA já sonha com a possibilidade.

Veja todas as notícias que também foram destaque na semana:

1. Trump quer acelerar deportação de imigrantes — G1 

Destaque: “Duas fontes familiarizadas com os planos disseram à Reuters que os documentos foram aprovados pelo secretário de Segurança Interna, John Kelly, mas estão sob revisão final da Casa Branca. Eles devem ser divulgados à Polícia de Imigração e Alfândega (ICE, na sigla em inglês) e ao Escritório de Alfândegas e Proteção de Fronteiras (CBP) no início da próxima semana.

Sob estas ordens, centenas de milhares de pessoas podem enfrentar processos de remoção acelerados, incluindo aquelas que não eram priorizadas para deportação durante o governo do ex-presidente Barack Obama.”

2. Alexandre de Moraes será sabatinado hoje pelo Senado — G1, Gustavo Garcia

Destaque: “Indicado pelo presidente Michel Temer para substituir Teori Zavascki no Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro licenciado da Justiça, Alexandre de Moraes, será submetido nesta terça-feira (21) a uma sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado.

Entre os temas que deverão ser abordados ao longo da sessão, estão, por exemplo, as ligações políticas de Moraes com o PSDB, partido ao qual foi filiado até o início deste mês, e os pensamentos que o indicado tem sobre temas já em análise no Supremo.”

3. Alexandre de Moraes é aprovado por comissão do Senado — Exame, Marcelo Ribeiro

Destaque: “Depois de quase 11 horas de questionamentos, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal aprovou a indicação de Alexandre de Moraes para o Supremo Tribunal Federal (STF).

Foram 19 votos favoráveis e sete contrários. A senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) se declarou impedida de votar por ser ré na Operação Lava Jato em uma tentativa de constranger outros senadores na mesma situação.”

4. José Serra pede demissão do Itamaraty — DW

Destaque: “O ministro das Relações Exteriores, José Serra, pediu demissão do cargo na noite desta quarta-feira (22/02), alegando motivos de saúde. Em carta entregue ao presidente Michel Temer, ele afirma que tal problema o “impede de manter o ritmo de viagens internacionais inerentes à função”.

Serra, de 74 anos, sofre de um problema na coluna cervical. Em dezembro, ele foi submetido a uma cirurgia no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, mas não se recuperou. “Segundo os médicos, o tempo para restabelecimento adequado é de pelo menos quatro meses”, diz ele na carta.

5. Novo ministro da Justiça garante apoio à Lava Jato — Exame, Marcelo Ribeiro

Destaque: “É preciso deixar claro que o Ministério da Justiça e Segurança Pública não tem nenhuma possibilidade de interferir no andamento da Lava Jato. Quem cuida das investigações é o Ministério Público e a Polícia Federal. Ambos têm autonomia e seguirão tendo total independência”, disse Serraglio. “A Lava Jato é uma conquista nacional. É e seguirá intocável”.

Durante a conversa, o substituto de Alexandre de Moraes – aprovado pelo Senado como novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) na quarta-feira (22) – explicou sua estratégia para conquistar apoio em torno de seu nome para o Ministério da Justiça e Segurança Pública.”

 

Edição do Dia

Gustavo está lendo Carnaval 2017

BAIXE O FLIPBOARD: iOS / ANDROID / WINDOWS / WEB

SIGA-NOS:

FLIPBOARD / TWITTER / INSTAGRAM / FACEBOOK / GOOGLE+ / TUMBLR / YOUTUBE / SOUNDCLOUD / PINTEREST / MEDIUM