Top 5 notícias da Edição do Dia (semana de 14 a 18 de novembro)
Flipboard Brasil Blog / novembro 18, 2016
A política brasileira voltou a dominar o noticiário após a inesperada eleição de Donald Trump para a presidência dos Estados Unidos. Mais especificamente as operações da Lava Jato, que culminaram na prisão de dois ex-governadores do Rio de Janeiro em menos de 24 horas. Às 10h30 de quarta-feira, Anthony Garotinho, governador entre 1998 e 2002, foi detido sob acusação de compra de votos. Na quinta, às 6h, foi a vez de Sérgio Cabral. Eleito em 2007, Cabral foi reeleito em 2010 mas viu sua popularidade despencar em 2013 e renunciou ao cargo em abril de 2014. Ele é alvo de investigação que apura desvios em obras do governo estadual.
Fique por dentro do que foi destaque no Brasil nas principais notícias da semana.
Destaque: “Em sua primeira entrevista após ser eleito presidente dos EUA, Donald Trump voltou a afirmar no domingo (13) que irá construir um muro na fronteira com o México e estimou em até 3 milhões o número de pessoas que podem ser inicialmente deportadas do país.
Durante a campanha eleitoral, Trump chegou a dizer que deportaria todos os imigrantes ilegais, cerca de 11 milhões de pessoas, e que depois permitiria que “boas pessoas” retornassem legalmente aos Estados Unidos.
Na entrevista ele reduziu bastante a cifra, ao dizer que o foco inicial serão pessoas com históricos de crime”.
- Temer: Prisão de Lula causaria instabilidade no país — Metrópoles
Destaque: “Segundo Temer, caso o ex-presidente Lula seja preso durante a Operação Lava Jato, isso poderá causar um clima de instabilidade no país. Dessa forma, pediu que a condução do processo do petista seja feita com “naturalidade”. “O que espero, e acho que seria útil ao país, é que, se houver acusações contra o ex-presidente Lula, que elas sejam processadas com naturalidade. Aí você me pergunta: ‘Se Lula for preso causa problema para o país?’ Acho que causa. Haverá movimentos sociais. E toda vez que você tem um movimento de contestação a uma decisão do Judiciário, pode criar uma instabilidade”, afirmou”.
Destaque: “No relatório anual sobre o Brasil, o FMI prevê que a economia se recuperará gradualmente a partir do segundo semestre deste ano, mas permanecerá fraca por período prolongado. O organismo projetou um déficit econômico de 3,3% em 2016 e um crescimento de 0,5% para 2017, com base na aprovação breve de medidas para limitar os gastos fiscais e na reforma da previdência.
O fundo alertou ainda sobre riscos para as perspectivas da economia, como a não aprovação das medidas pelo governo, o crescimento lento de economias de países emergentes e a baixa no preço das commodities de exportação. A previsão também está sujeita a incertezas políticas”.
Destaque: “O ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral (PMDB) foi preso pela Polícia Federal na manhã desta quinta-feira (17) em seu apartamento, no Leblon, zona sul. Ele é alvo de dois mandados de prisão, sendo um deles expedido pelo juiz Sérgio Moro, responsável pela Operação Lava Jato na primeira instância. Esta foi a 37ª fase da operação que investiga um esquema de corrupção na Petrobras.
Cabral é o segundo ex-governador do Rio preso em menos 24 horas. Ontem [quarta-feira], a PF prendeu Anthony Garotinho (PR) em uma investigação sobre esquema de compra de votos em Campos dos Goytacazes (RJ) comandada pelo Ministério Público Eleitoral”.
- Moro cita ruína das contas do Rio ao justificar prisão de Cabral — G1, Samuel Nunes
Destaque: “O juiz Sérgio Moro citou a atual situação de crise financeira do Estado do Rio de Janeiro para justificar a prisão do ex-governador Sérgio Cabral (PMDB), ocorrida nesta quinta-feira (17). Moro afirmou que seria uma afronta deixar que os investigados continuassem usufruindo dos recursos das supostas propinas.
“Essa necessidade [da prisão] faz-se ainda mais presente diante da notória situação de ruína das contas públicas do Governo do Rio de Janeiro”.
~Gustavo está lendo “Lava Jato”
BAIXE O FLIPBOARD: iOS / ANDROID / WINDOWS / WEB
SIGA-NOS:
FLIPBOARD / TWITTER / INSTAGRAM / FACEBOOK / GOOGLE+ / TUMBLR / YOUTUBE / SOUNDCLOUD / PINTEREST / MEDIUM