Top 5 notícias da Edição do Dia (semana de 10 a 14 de julho)

Flipboard Brasil Blog / julho 15, 2017

A condenação do ex-presidente Lula na Operação Lava Jato foi, talvez, o maior acontecimento na agitada semana que a política brasileira viveu. Lula foi considerado culpado por corrupção e lavagem de dinheiro no caso envolvendo o triplex no Guarujá, sob suspeita de pagamento de propina pela empreiteira OAS. O juiz Sergio Moro, responsável pela Operação Lava Jato, condenou em primeira instância o ex-presidente a nove anos e meio de prisão, mas a decisão ainda precisa ser confirmada na segunda instância para que Lula fique inelegível em 2018.

Outro fato importante na política do país envolveu o presidente Michel Temer, que foi absolvido na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados. O relatório do deputado Sergio Zveiter (PMDB-RJ) que pedia a continuidade do processo contra o presidente foi rejeitado pela maioria dos deputados, mas o parecer ainda precisará ser votado no plenário da Câmara. Deputados que votaram pró-Temer na CCJ receberam R$ 134 milhões em emendas em junho. Outra vitória do presidente foi a aprovação da reforma trabalhista no Senado.

Confira todas as notícias que também foram destaque na semana:

1. Temer vê ameaça de colapso em mais serviços públicos — El País, Afonso Benites

Destaque: “Nas últimas semanas as polícias Federal e Rodoviária Federal deram os primeiros sinais de que a máquina pública está perto de um colapso. A primeira, suspendeu a emissão de passaportes porque disse que não havia mais dinheiro para cobrir os custos. A segunda, paralisou as atividades em algumas de suas bases operacionais alegando inclusive falta de combustível. Nos próximos meses e até o ano que vem, a tendência é que a maioria dos órgãos públicos registre problemas semelhantes. Com as despesas aumentando e a receita diminuindo (queda de 1,7% neste ano enquanto a economia não reage para deixar a recessão), a expectativa entre analistas é que a gestão Michel Temer (PMDB) passe a lidar com seguidos anúncios de paralisação de serviços.”

2. O que significa a derrota de Temer na Câmara — BBC, João Fellet

Destaque: “O deputado federal Sérgio Zveiter (PMDB-RJ), relator do processo sobre Michel Temer na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, se posicionou nesta segunda-feira a favor do prosseguimento da ação contra o presidente.

Zveiter avaliou que o pedido da Procuradoria Geral da República para que Temer seja julgado no STF (Supremo Tribunal Federal) por corrupção é válido – decisão que amplia a pressão sobre o presidente, mas ainda pode ser revertida.

Em seu relatório, Zveiter afirma que a delação da JBS apresentou “indícios suficientes” que justificam que a ação avance.

3. Reforma trabalhista: o que muda para os brasileiros? — BBC, Mariana Schreiber

Destaque: “Em mais uma evidência do caos político que o país atravessa, a reforma trabalhista foi aprovada pelo Senado em uma sessão marcada por bate-boca, gritaria e protesto de senadoras de oposição, que por mais de 6 horas ocuparam a mesa diretora da Casa, atrasando a apreciação da matéria.

Ao final, por 50 votos a favor e 26 contra, o governo de Michel Temer conseguiu a aprovação de texto idêntico ao que já havia passado na Câmara, evitando assim que a proposta tivesse que passar por novo crivo dos deputados. Os senadores rejeitaram três destaques e o texto segue agora para sanção do presidente.”

4. Lula ainda pode ser candidato em 2018? — El País, Heloísa Mendonça e Felipe Betim

Destaque: “Para responder a estas e outras perguntas, o EL PAÍS conversou com dois especialistas: os juristas Walter Maieróvitch, juiz aposentado, e João Fernando Lopes de Carvalho, advogado especialista em direito eleitoral. Ambos explicam que, caso o Tribunal Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), localizado em Porto Alegre, não julgue os recursos até as próximas eleições, Lula poderá ser candidato e eleito normalmente. Uma vez eleito, caso não haja uma decisão do tribunal até o momento de sua posse, o processo é suspenso, uma vez que o chefe de Estado não pode ser julgado processos de antes do exercício do mandato.”

5. Denúncia contra Temer é rejeitada em comissão da Câmara — BBC

Destaque: “O relatório do deputado Sergio Zveiter (PMDB-RJ) que pedia a continuidade do processo contra o presidente Michel Temer foi rejeitado nesta quinta-feira pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara.

O governo conseguiu o voto de 40 deputados da CCJ (de um total de 66), após manobrar para substituir nomes que manifestaram apoio ao parecer de Zveiter.

Um novo relator – Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG) – leu um parecer substitutivo ainda nesta quinta, recomendando à Câmara não autorizar o Supremo a analisar a denúncia contra Temer. Esse foi o relatório aprovado, por 41 votos a 24.

 

Edição do Dia

Gustavo está lendo Social Media

BAIXE O FLIPBOARD: iOS / ANDROID / WINDOWS / WEB

SIGA-NOS:

FLIPBOARD / TWITTER / INSTAGRAM / FACEBOOK / GOOGLE+ / TUMBLR / YOUTUBE / SOUNDCLOUD / PINTEREST / MEDIUM