Top 5 notícias da Edição do Dia (semana de 1 a 5 de maio)

Flipboard Brasil Blog / Maio 5, 2017


Uma das principais bandeiras do Governo Temer, a Reforma da Previdência foi aprovada nesta semana pela comissão criada na Câmara dos Deputados para analisar o tema. Com 23 votos a favor e 14 contra, a proposta segue agora para o plenário da Casa, onde deve ser colocada em votação até o fim de maio. Para ser aprovado, o texto precisa de 308 votos a favor, já que se trata de uma proposta de alteração na Constituição. Se passar pelos deputados, o parecer segue para o Senado. Apesar do placar favorável a Temer, a sessão da comissão foi tensa. Dezenas de agentes penitenciários invadiram a reunião para protestar contra a maneira como a categoria foi enquadrada na proposta. Os manifestantes tiveram que ser retirados pela polícia.

Veja todas as notícias que foram destaque na semana:

1. Só Sérgio Moro e Marina ameaçam Lula no 2º turno — Poder 360

Destaque: “Se a eleição de 2018 fosse hoje, Lula só correria risco de ser derrotado se concorresse com Marina Silva (Rede) ou com o juiz Sérgio Moro. O petista teria 38% contra 41% de Marina Silva, e 40% contra 42% de Moro. Ou seja, nos 2 cenários há empate técnico, dentro da margem de erro de 2 pontos percentuais. A pesquisa é do Datafolha.”

2. Trump mantém relação distante com Temer — BBC, Ricardo Senra

Destaque: “Enquanto o peemedebista ainda aguarda um convite formal para um encontro com o presidente americano, Trump já recebeu pessoalmente líderes de vizinhos sul-americanos como Peru e Argentina – parceiros econômicos bem menos importantes para os EUA do que o Brasil, que ocupa o posto de principal mercado do país na América do Sul.

Ainda assim, Trump telefonou para outros líderes sul-americanos como Juan Manuel Santos, da Colômbia, e de todos os demais membros do Brics (bloco econômico formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), antes de seu único telefonema para Temer, em 18 de março.”

3. O que a soltura de Dirceu diz sobre o futuro da Lava Jato — BBC, Paula Reverbel

Destaques: “A segunda turma do STF (Supremo Tribunal Federal) mandou soltar o ex-ministro José Dirceu, condenado a mais de 30 anos de prisão pelo juiz Sergio Moro, para que ele espere o julgamento dos recursos em liberdade.

Dirceu é o quarto preso da Lava Jato a ser liberado pelo STF nas últimas semanas – antes, obtiveram vitórias o ex-tesoureiro do PP João Claudio Genu e os empresários José Caros Bumlai e Eike Batista.

De acordo com especialistas ouvidos pela BBC Brasil, a soltura do ex-ministro pode representar uma reversão de tendência em decisões da corte em relação às prisões preventivas da Lava Jato. Isso poderia indicar que as decisões de Moro de manter acusados detidos, antes confirmadas em sua maioria pelas instâncias superiores, agora correm risco.”

4. Comissão da Câmara aprova reforma da Previdência — El País, Afonso Benites

Destaques: “Principal interessada, a gestão Temer (PMDB) agiu intensamente para a aprovação da proposta: trocou membros da comissão, prometeu cargos e fez diversas concessões com relação ao texto original apresentado no fim do ano passado. Outras várias mudanças ainda podem ocorrer até a proposta final seja votada pelo totalidade dos deputados. ”

5. Odebrecht e políticos ‘driblaram’ a Lei de Licitações — G1, Ana Carolina Moreno

Destaques: “Criada em 1993 para evitar irregularidades em contratos entre empresas privadas e governos, a Lei de Licitações foi colocada em xeque pelas delações de ex-executivos da Odebrecht na Operação Lava Jato. Os relatos nas 270 horas de depoimentos mostram que tanto os agentes públicos quanto os privados encontraram formas de “driblar” a lei e obter vantagens em contratos com o governo, gerando prejuízo à população.”

 

Edição do Dia

Gustavo está lendo Escolha do Editor

BAIXE O FLIPBOARD: iOS / ANDROID / WINDOWS / WEB

SIGA-NOS:

FLIPBOARD / TWITTER / INSTAGRAM / FACEBOOK / GOOGLE+ / TUMBLR / YOUTUBE / SOUNDCLOUD / PINTEREST / MEDIUM