#FlipDicas: Adicione movimento e diversão em suas revistas com GIFs

Flipboard Brasil Blog / Fevereiro 2, 2015

Gato emburrado, cachorro correndo atrás do próprio rabo, cenas de novela e dancinhas desengonçadas. Tudo acaba virando gif engraçado para deleite dos internautas. Mas o que são gifs e como estes surgiram?

GIF é a abreviação de “Graphics Interchange Format” ou “formato para intercâmbio de gráficos” em português. Criado pela CompuServ como um arquivo de imagem em 1987, o gif tornou-se, posteriormente, um arquivo animado pela empresa Netscape. Desde então, e graças ao tamanho compacto de seu arquivo, o GIF virou mania e uma das formas de arte digital mais populares da web.

No entanto, este formato de arquivo possui uma paleta limitada de cores, impedindo o seu uso prático na compactação de fotografias. Por causa desta limitação, o formato GIF é mais utilizado para armazenar imagens simples, ícones, gráficos ou imagens que não necessitem de muitas cores. A grande vantagem dos arquivos gifs, entretanto, é que estas animações curtas são mais fáceis e rápidas de produzir e ocupam um espaço menor de armazenamento, comparado com vídeos.

Um GIF animado é feito através da inserção de uma sequência de imagens em um único arquivo. Esta sequência pode ser finita ou infinita. Quando um GIF é exibido, cada uma das imagens inseridas é mostrada seguindo uma ordem, dando ao usuário a sensação de movimento. Ao contrario de vídeos, não é necessário apertar o “play” para visualizar um GIF.


A primeira animação acontece apenas uma vez. Recarregue a página, para ver a animação novamente. Já a segunda imagem possui animação “infinita”.

Flipar gifs em suas revistas Flipboard é uma ótima maneira de ilustrar uma ideia ou mesmo oferecer um pouco de diversão aos seus leitores. Mas cuidado para não cansar sua audiência com o uso excessivo de gifs, pois nem todo mundo curte esse tipo de animação. Além disso, gifs podem ser uma distração e tirar o foco do tema principal de sua revista. Portanto, antes de sair flipando todos os gifs em sua revista, avalie, antes, se a animação é relevante ao seu público e pertinente ao tema de sua revista.

Se você não visualizar uma imagem, é provável que haja algum problema com o arquivo. Algumas imagens podem apresentar a extensão “.gif”, mas nem todo arquivo gif é uma animação. Da mesma forma, nem toda animação é um arquivo gif. Existem animações “flash” e arquivos de vídeo também.

Flipe GIFs e adicione animação e diversão às suas revistas. Mas lembre-se, use GIFs com moderação e dentro do seu contexto editorial.

Divirta-se com algumas revistas GIFantásticas no Flipboard:

GIFBOARD por Jhonata de Sousa Dias.

Gifs animados por Vinicius V Soares.

Nonsense por Marcos Ramon.

GIF a Cat/Dog por Karola Riegle.

GIF Me A Break por Lauren P.

Just GIF It por Julia.

~CarolF é colaboradora em “Papo de Menina”

SIGA-NOS:

FLIPBOARD / TWITTER / INSTAGRAM / FACEBOOK / GOOGLE+ / TUMBLR / YOUTUBE / SOUNDCLOUD / PINTEREST / MEDIUM