Flipboard para educadores: tecnologia aliada à educação

Flipboard Brasil Blog / fevereiro 2, 2015

mp

Professor, quadro-negro e meia dúzia de livros já não fazem uma sala de aula. Cada vez mais, a tecnologia torna-se uma aliada da educação, unindo, de maneira integrada, o mundo dentro e fora da escola.

Flipboard é uma ferramenta útil para pesquisar, coletar e compartilhar informações e conhecimento. Vários educadores e pesquisadores já utilizam o Flipboard para se manter atualizados com os eventos atuais, além de despertar o interesse e prender a atenção dos estudantes.

Com o Flipboard, é possível criar uma coletânea de artigos, vídeos e materiais educacionais sobre um tópico específico; para consulta própria ou compartilhamento entre alunos e professores. Criar uma revista digital no Flipboard é, também, uma ótima maneira de planejar o currículo da aula ou mesmo incentivar os alunos a trabalharem de forma colaborativa em um projeto de classe.

A tecnologia digital facilita a disseminação do conhecimento e informação. Ao fazer uma simples busca por palavras-chaves ou tópicos no Flipboard, você encontra uma gama de conteúdos, de fontes confiáveis, além de revistas digitais criadas pela nossa comunidade. Nossa equipe editorial faz a curadoria especial de conteúdos, levando até você os melhores artigos e histórias em diversas categorias, como Ciência, Tecnologia, Sustentável, Astronomia e mais.

Confira algumas revistas interessantes criadas por educadores e pesquisadores no Flipboard.

Andre Senna: Doutor em Ciência da Computação pela UFMG, professor e empresário da indústria de software e curador das revistas Clipping Ensino Médio e Clipping 6º ao 9º Ano.

“Eu digo aos meus alunos que, se eles configurarem o Flipboard com boas revistas e gastarem uns poucos minutos por dia lendo as novidades, eles serão capazes de conversar em qualquer rodinha de amigos sobre o que quer que seja. Esse desafio é mais difícil e mais importante do que qualquer vestibular e prova de ENEM.”

Cristina Ávila Mendes: Mestre em Ciências, especialista em Planejamento, implementação e gestão de cursos a distância. Cristina é curadora das revistas EducAção, Pesquisa, Ciência e Cultura Digital, entre outras mais.

“Trabalho com design instrucional e divulgação científica o que tem tudo a ver com educação, professores e tecnologia. Sempre busco informações para me atualizar e conhecer experiências de outras escolas e profissionais. O Flipboard é essencial ao meu trabalho, pois me ajuda a organizar essas informações e divulgá-las aos meus pares.”

Carlos Lima: Professor de marketing e curador de diversas revistas Flipboard, incluindo a Academic Sci, uma compilação de artigos em inglês e português sobre educação, conhecimento e assuntos acadêmicos.

“Se a hiper-especialização tornou-se uma realidade para a maioria dos profissionais, a capacidade de pensar de forma interdisciplinar torna-se cada vez mais relevante, tanto na academia quanto no mercado. Busco sempre identificar interseções significativas em campos aparentemente díspares (e.g.; público/privado; corporativo/acadêmico, luxo/espiritualidade; etc.), onde as melhores oportunidades de investigação e empresariais são encontradas. A minha revista Academic Sci é publicada nesse espírito: diversidade, interseções relevantes e agilidade.”

Carlos Seabra e Adina Chammah Djemal: Carlos é editor multimídia, coordenador técnico pedagógico do departamento de Inovação e Novas Mídias da Editora FTD. Adina é psicóloga, interessada em projetos sociais e educacionais. Juntos com outros colaboradores, Carlos Seabra e Adina Chammah Djemal fazem a curadoria da revista 3D – transformar bits em átomos.

“Uso o Flipboard desde que surgiu e acredito que a ferramenta tenha um grande potencial para usos em educação e também corporativos. A revista “3D – transformar bits em átomos” possui considerável interesse principalmente para a Educação, pois cada vez mais escolas estão utilizando impressoras 3D.”

Fabio Augusto Oliveira Santos : Mestre em História pela UNESP de Assis, professor no Ensino Fundamental, Médio, Superior e Pós-Graduação das Redes Públicas e Privadas de Ensino. O professor Fabio faz a curadoria da revista Educação e Conhecimento, Historicizando e outras mais.

“Estava iniciando o meu doutoramento em Metodologias do Ensino de História, quando fui acometido por um tumor cerebral que fez com que eu perdesse 95 % da visão. Na tentativa de adaptar-me as novas condições físicas, busquei nas tecnologias uma forma de superar minhas limitações e dar continuidade a minha vida como educador. Foi com o Flipboard, uma ferramenta de fácil acessibilidade e manuseio, que consegui voltar a ativa, selecionando materiais para que alunos, colegas professores e demais interessados no assunto possam compartilhar as novas descobertas e questionamentos que o século XXI anseia.”

Adoraríamos ouvir outras maneiras criativas e inteligentes em que você usa o seu Flipboard, seja na educação, pesquisa ou outros campos. Se você utiliza o Flipboard em seu dia-a-dia, entre em contato conosco @Flipboard_BR ou através da nossa página no Facebook e a sua revista poderá ser promovida entre a nossa comunidade.

Confira também Flipboard para sua Carreira e Flipboard para Jornalistas, para ver como alguns profissionais usam o Flipboard em seu dia-a-dia.

~CarolF está lendo Comportamento

SIGA-NOS:

FLIPBOARD / TWITTER / INSTAGRAM / FACEBOOK / GOOGLE+ / TUMBLR / YOUTUBE / SOUNDCLOUD / PINTEREST / MEDIUM