Como criar um título interessante e criativo para sua revista Flipboard

Flipboard Brasil Blog / fevereiro 3, 2015

mp

A capa é o primeiro contato que o leitor tem com uma revista, antes de se deliciar com o seu conteúdo, imagens, artigos e editorias. Pense na capa como sendo a embalagem do produto. E o seu objetivo é escolher uma embalagem atraente, que desperte a atenção do leitor e passe uma mensagem sobre aquilo que ele está prestes a consumir.

Em poucos segundos, o leitor analisa uma revista e decide se vale ou não a pena lê-la. E durante este rápido processo de decisão, algumas perguntas passam pela cabeça do leitor, mesmo que de forma inconsciente. “Será que esta revista é relevante para mim?” “Será que é interessante?” “Vale a pena perder tempo lendo esta revista?”

Como um curador digital, você tem o poder de influenciar as respostas destas perguntas, conduzindo o leitor a folhear sua revista. Escolher uma boa imagem de capa é importante, porém, o título e a descrição da revista também são essenciais na hora de atrair novos leitores.

Preparamos algumas dicas para te ajudar a criar títulos e descrições inteligentes e criativos.

Título da revista: O título é como a marca de sua revista, portanto deve transmitir o estilo e conteúdo desta. Opte por um título criativo, mas conciso. Títulos muito longos não captam a atenção dos leitores e são difíceis de memorizar.

Títulos simples, diretos e descritivos funcionam bem, mas não tenha medo de usar sua criatividade e ousar. O objetivo é criar um título que, junto com a imagem da capa, desperte o interesse do leitor em querer saber mais sobre a sua revista.

Descrição da revista: Como regra geral, a descrição deve fornecer detalhes específicos sobre o assunto abordado na revista. Seja criativo com o título de sua revista, mas escolha uma descrição bastante clara e objetiva.

Descrições específicas, que comuniquem claramente o tópico da revista – seja este esportes, política ou negócios – contribuem para que a sua revista apareça na lista de resultados, caso o leitor faça uma busca por aquele assunto ou tópico. Use palavras chaves que ajudem os leitores a descobrir sua revista através da barra de pesquisa do Flipboard. Por exemplo, você pode dar o título de “Ilustrada” para a sua revista. Porém, inclua palavras chaves como “cultura”, “cinema” ou “filmes” na descrição da revista, pois estas são as palavras que os leitores provavelmente digitarão na barra de pesquisa, ao procurarem por conteúdos relacionados a estes assuntos.

Veja alguns exemplos de curadores Flipboard que acertaram em cheio na escolha do título e descrição de suas revistas:

Sketch – Além de uma capa super bacana, Alexandre de Oliveira criou um título simples, curto e legal para sua revista. E também escolheu uma descrição clara e objetiva, para atrair os leitores interessados na arte de desenhar.

mp

Saber receber – Um ótimo exemplo de como a imagem, título e descrição se complementam na hora de comunicar o assunto e estilo de uma revista.

mp

Corredores de rua – O título já passa uma ideia legal sobre o assunto da revista. Mas repare como a descrição deixa bem claro qual o conteúdo abordado na revista.

mp

Momento Gastronômico – Existe uma variedade de revistas de culinária, mas o Eduardo deixa claro que sua revista é para quem quer receitas rápidas, práticas e saborosas.

mp

Deu para ver como um título criativo e uma boa descrição podem ajudar na conquista de leitores digitais?

É possível adicionar um título e descrição logo no momento em que você cria uma revista no Flipboard. Mas se você está sem tempo ou cabeça para pensar no título perfeito, não se preocupe – você pode editar sua revista depois. Para editar o título ou a descrição da sua revista direto no aplicativo, basta tocar no botão Editar, na capa da revista, e depois selecionar “Editar Revista”.

mp

Caso prefira, você também pode editar o título e descrição da revista via web, usando o Editor Flipboard. Basta abrir a revista desejada e depois clicar no ícone de engrenagem para editá-la.

mp

Para ver mais #FlipDicas e ficar por dentro das últimas novidades e atualizações, siga-nos no Twitter @flipboard_BR e curta nossa página do Facebook

~CarolF está lendo Fanzine.

SIGA-NOS:

FLIPBOARD / TWITTER / INSTAGRAM / FACEBOOK / GOOGLE+ / TUMBLR / YOUTUBE / SOUNDCLOUD / PINTEREST / MEDIUM