5 dicas da curadora brasileira que atingiu 100.000 seguidores no Flipboard

Flipboard Brasil Blog / Fevereiro 26, 2018


São mais de 100 mil seguidores, 70 revistas criadas e mais de 80 mil artigos flipados. Os números da curadora Bia Valle impressionam e mostram o resultado de quase 5 anos de curadoria de conteúdo no Flipboard. Professora de inglês e intérprete há 27 anos, Bia transformou essa paixão por compartilhar notícias também em profissão, já que ela passou a ter como clientes empresas e pessoas que buscam construir marcas pessoais e comunidades nas redes sociais.

Ela conta que descobriu o Flipboard em 2010, assim que foi lançado. Em 2013, quando o Flipboard abriu a plataforma para que os usuários pudessem criar suas próprias revistas, Bia aproveitou logo para criar sua primeira: English in a Nutshell. A revista servia como uma ferramenta para que seus alunos tivessem conteúdo relevante e de qualidade para praticar o inglês. Além de adicionar artigos sobre educação, aprendizagem e curiosidades sobre o idioma, ela passou a selecionar também conteúdo multimídia, como vídeos e podcasts de revisão verbal no Soundcloud. “Esse conteúdo, que antes era esquecido depois da aula, ganhou um novo propósito na revista”, explica.

Como não há sucesso sem trabalho duro, desde 2013, para manter as revistas atualizadas, Bia conta que passa em média 3 horas por dia no aplicativo. Diante disso tudo, é claro que fomos atrás dela para saber um pouco mais sobre como ela atingiu marcas tão expressivas no Flipboard. E aqui estão as 5 dicas valiosas que ela compartilhou com a gente:

1: Conheça o público-alvo e o propósito de cada post/flip.

A primeira dica da Bia é conhecer bem com quem você está falando em cada revista. “Ao sabermos quem são nossos leitores, podemos escolher artigos relevantes, a melhor hora para postagens e a plataforma mais adequada para promover as revistas nas redes sociais”, explica. Com o público-alvo em mente, ela diz que é preciso pensar também no propósito da curadoria. O que você pretende ao flipar um artigo: informar, entreter, ajudar, educar ou inspirar?

Para conhecer o seu público-alvo, a Bia usa e recomenda o flipboard.com/estatísticas. “Lá podemos medir o desempenho das revistas, descobrir que tipo de conteúdo faz mais sucesso, que dia da semana temos mais leitores e muito mais”, diz.

2: Foque na qualidade do conteúdo

Credibilidade é tudo quando falamos sobre notícias e jornalismo, certo? Por isso, uma dica valiosa é ter o cuidado ao escolher a fonte, optando sempre pelas mais confiáveis. “Toda notícia deve ser verificada, para evitar propagação de fake news”, explica Bia. A qualidade do texto, sem erros gramaticais e ortográficos, afeta diretamente a credibilidade da curadoria. A qualidade, aliada à relevância do conteúdo, são o que farão o seu leitor voltar. Por isso ela diz que o objetivo maior é oferecer conteúdo que crie valor.

Outro ponto importante quando falamos de qualidade da curadoria de conteúdo é a navegabilidade da fonte, como por exemplo o tempo que o site leva para carregar uma notícia, o número de pop-ups e o quão responsivo é o site para dispositivos móveis.  Esses ‘detalhes’ fazem toda a diferença na experiência do leitor e impactam na percepção da qualidade como um todo. “É importante lembrar que o mesmo conteúdo será consumido em diversos dispositivos, como tablets e celulares.

3: Capriche nas imagens e nos títulos das revistas

A parte visual, incluindo imagens, fontes e diagramação, é fundamental para o tão desejado engajamento. “O Flipboard é um prato cheio porque é extremamente visual e multimídia, permitindo que ‘flipemos’ além de artigos, também fotos, músicas e vídeos, fazendo as revistas terem vida e movimento”, diz Bia.

Por isso, ela recomenda que as capas das revistas sejam sempre lindas, com imagens de qualidade e sem texto. Os títulos e as descrições das revistas devem ser interessantes e, ao mesmo tempo, conter palavras-chave para que a revista seja encontrada mais facilmente pelos mecanismos de busca. Tenha sempre atenção à qualidade das imagens que acompanham as matérias e à qualidade dos links. Vale também verificar como o artigo fica na revista e em outras plataformas, caso vá compartilhar nas redes sociais. Se possível verifique como o artigo fica em dispositivos móveis como tablets e celulares.

Dica extra da Bia: não esqueça de caprichar no perfil com uma bela foto e bio.

4: Use um calendário editorial

Consumidores de conteúdo digital respondem muito bem à rotina. Por isso, a Bia diz que procura flipar diariamente e nos mesmos horários: “Descobri que frequência é importante, e consistência ainda mais. Aprendi com minha ex-chefe a fazer um calendário editorial, onde planejo os meus flips de acordo com o dia, mês, hora e datas importantes”, conta.

Ela usa o calendário tanto para organizar e planejar os assuntos, eventos e datas importantes que irá cobrir como também para selecionar as fontes e os tipos de mídia que serão mais interessantes para cada caso. Neste mesmo calendário ela planeja também a estratégia de promoção das revistas nas redes sociais. “Para marcas e criadores de conteúdo, como blogueiros, eu diria que um calendário é fundamental”, explica Bia.

5: Invista nas redes sociais e na construção de comunidades

Para construir sua marca pessoal como especialista e aumentar o número de leitores da sua revista, a Bia conta que é importante compartilhar seu perfil, revistas e artigos em todas as suas redes sociais. “As redes sociais são como uma janela da sua revista ou blog para o mundo. Ao compartilharmos conteúdo estendemos seu alcance e aumentamos a possibilidade de ganharmos novos leitores”, diz ela.

A Bia revela que o que ela mais gosta nas redes sociais são as conversas e o debate que cada publicação pode gerar: “Aprendo muito sobre meu público alvo acompanhando onde eles estão, dialogando com eles e também apenas escutando. Nessa troca todos aprendem, aprendemos uns com os outros. Pessoas adoram compartilhar”.

Para finalizar, ela explica que curtir, compartilhar e comentar em posts de outros leitores é uma maneira certeira de aumentar a audiência de suas revistas. “Identifique quem são os seus leitores mais assíduos, agradeça, peça feedback, retribua a atenção, seja social. Exatamente como na vida real, no digital a reciprocidade costuma funcionar muito bem. Uma maneira divertida de criar comunidades no Flipboard são as revistas colaborativas. Que tal convidar alguém para fazer a curadoria de uma revista em parceria?”.

Gustavo faz a curadoria de Escolha do Editor

BAIXE O FLIPBOARD: iOS / ANDROID / WINDOWS / WEB

SIGA-NOS:

FLIPBOARD / TWITTER / INSTAGRAM / FACEBOOK / GOOGLE+ / TUMBLR / YOUTUBE / SOUNDCLOUD / PINTEREST / MEDIUM