Top 5 notícias da Edição do Dia (semana de 26 a 30 de junho)
Flipboard Brasil Blog / julho 1, 2017
Michel Temer tornou-se nesta semana o primeiro presidente da história do Brasil a responder por crime durante o mandato. Temer foi acusado pelo procurador-geral da República Rodrigo Janot pelo crime de corrupção passiva. Janot se baseia nas delações de executivos da JBS na operação Lava Jato, entre eles o presidente da empresa, Joesley Batista. A Câmara dos Deputados recebeu a denúncia na quinta-feira e aguardará durante 10 sessões pela manifestação da defesa do presidente. O processo tramitará primeiro na Comissão de Constituição e Justiça da Casa e seguirá para análise no plenário da Câmara. Na sexta, o ex-deputado Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR), ex-assessor especial do presidente e que também é acusado por Janot no mesmo processo, foi solto pelo STF (Superior Tribunal Federal). Ele estava preso há quase um mês na carceragem da Polícia Federal em Brasília.
Também nesta sexta, o STF autorizou o retorno de Aécio Neves ao exercício do cargo de senador.
Veja todas as notícias que foram destaque na semana:
1. As últimas provas de crimes contra Temer — El País, Daniel Haidar
Destaque: “Não faltavam opções ao presidente Michel Temer. Anfitrião de uma reunião secreta com o empresário Joesley Batista, sócio do frigorífico da JBS, Temer podia mandar o velho conhecido pleitear suas demandas como qualquer pessoa, nos balcões dos órgãos públicos onde queria facilidades. Mas, na fatídica conversa de 7 de março, Temer ofereceu um atalho a Joesley e falou para ele tratar “tudo” com o deputado federal Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR), ex-assessor e homem da inteira confiança do presidente. Isso mudou tudo. Dias depois, Rocha Loures se encontrou com Joesley, disse falar em nome do presidente, e prometeu resolver um problema do empresário no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Em troca da facilidade, Rocha Loures pediu e levou R$ 500 mil de propina. Terminava, assim, a sequencia de ações, registradas em conversas gravadas por Joesley e comparsas, que colocou Temer na mira do procurador-geral da República, Rodrigo Janot.”
2. Janot denuncia Michel Temer por corrupção passiva — BBC, João Fellet
Destaque: “Na segunda-feira, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, apresentou ao Supremo um pedido para que Temer seja processado por corrupção passiva, juntamente com o ex-deputado Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR).
A acusação preparada por Janot se baseia nas investigações que foram abertas após as delações de executivos da JBS Joesley e Wesley Batista na Operação Lava Jato.
O procurador afirma que Temer aceitou, por intermédio de Loures, “vantagem indevida de R$ 500 mil ofertada por Joesley Batista, cujo pagamento foi realizado pelo executivo da J&F Ricardo Saud”.”
3. Polícia Federal suspende emissão de passaportes — Veja
Destaque: “A Polícia Federal suspendeu a emissão de novos passaportes a partir das 22h desta terça-feira. Em nota, a PF informou que a medida é resultado da “insuficiência do orçamento destinado às atividades de controle migratório e emissão de documentos de viagem”.
O agendamento online do serviço e o atendimento nos postos da PF vão continuar funcionando, mas não há previsão para confecção e entrega dos novos passaportes que forem solicitados. Quem solicitou os passaportes até esta terça receberá o documento normalmente.”
4. Quem é a nova procuradora-geral nomeada por Temer — BBC
Destaque: “A subprocuradora-geral Raquel Dodge será a primeira mulher a comandar a Procuradoria-geral da República (PGR) a partir de setembro, quando substituir o procurador Rodrigo Janot.
Dodge foi a segunda mais votada da Lista Tríplice da Associação Nacional dos Procuradores da República, entregue na tarde de quarta-feira ao presidente Michel Temer. Horas depois, o Planalto anunciou sua indicação para o cargo.
Ela ainda será submetida a uma sabatina no Senado para ter sua indicação aprovada pelos senadores antes de ser oficializada.”
5. Os próximos passos da denúncia contra Temer — DW
Destaque: “O presidente Michel Temer foi notificado oficialmente nesta quinta-feira (29/06), pela Câmara dos Deputados, sobre a denúncia apresentada contra ele pela Procuradoria-Geral da República (PGR).
Com a notificação, começa a contar o prazo de dez sessões plenárias da Câmara para a manifestação da defesa. Nesta mesma quinta-feira, a peça foi protocolada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), onde tramitará a primeira etapa do processo de aprovação ou rejeição da denúncia.
A CCJ deve escolher um relator para o caso, que tem a função de elaborar um parecer recomendando ou não o prosseguimento da ação. Depois de Temer apresentar sua defesa política, abre-se um prazo para que os membros da comissão debatam e votem o parecer do relator.”
Gustavo está lendo Social Media
BAIXE O FLIPBOARD: iOS / ANDROID / WINDOWS / WEB
SIGA-NOS:
FLIPBOARD / TWITTER / INSTAGRAM / FACEBOOK / GOOGLE+ / TUMBLR / YOUTUBE / SOUNDCLOUD / PINTEREST / MEDIUM