Top 5 notícias da Edição do Dia (semana de 19 a 23 de junho)
Flipboard Brasil Blog / junho 23, 2017
A semana começou tensa e terminou um pouco mais tranquila para o senador Aécio Neves. Na terça-feira, o STF (Supremo Tribunal Federal) adiou o julgamento que poderia levar o mineiro para a cadeia. Aécio é citado na Operação Patmos, que investiga esquema de propina no valor de 2 milhões de reais que teria sido paga pela empresa JBS para o ex-presidente do PSDB. O relator do caso, ministro Marco Aurélio Mello, atendeu a solicitação da defesa do senador e pediu vista do processo. Com a decisão, o novo julgamento ainda não tem data para acontecer. Três dias depois, na sexta, outro alívio para o segundo colocado na eleição de 2014: o presidente do Conselho de Ética do Senado, João Alberto Souza (PMDB), alegou falta de provas e arquivou o pedido de cassação do mandato de Aécio, feito pela Rede e pelo PSOL logo após das delações dos executivos da JBS. Qualquer integrante do conselho ainda pode recorrer ao plenário em até dois dias úteis para tentar reverter a decisão.
Veja todas as notícias que também foram destaque na semana:
1. STF decide sobre prisão de Aécio nesta semana — Congresso em Foco, Fábio Góis
Destaque: “Na hipótese de que a Primeira Turma decida pela prisão de Aécio – que, ao final, ainda teria de ser confirmada pelo plenário do Senado –, especula-se nos bastidores que o partido se sentiria definitivamente livre para romper com Temer, uma vez que não mais precisaria do apoio do PMDB do presidente para livrar o tucano da cassação no Conselho de Ética. Como efeito dominó, estaria inviabilizada uma aliança PMDB-PSDB para as eleições gerais de 2018, numa situação em que deputados tucanos também se veriam desimpedidos para votar favoravelmente à denúncia de Janot. Com 46 representantes, a terceira maior bancada da Câmara é considerada crucial para a manutenção da base de sustentação, ainda mais considerando-se o fator de influência dos tucanos sobre outras legendas, como DEM e PPS. Para discutir a relação com o Planalto, uma nova reunião da cúpula tucana está agendada para esta semana.”
2. PF conclui que Temer cometeu crime de corrupção — El País, Afonso Benites
Destaque: “A Polícia Federal concluiu, em um relatório parcial, que o presidente cometeu crime de corrupção passiva, porém pediu um prazo de mais cinco dias para apurar se há indícios dos delitos de obstrução à Justiça e participação em organização criminosa.
Quando concluir o inquérito, a PF o enviará ao STF, que, por sua vez, dará cinco dias corridos para o procurador-geral apresentar –ou não– a denúncia contra o presidente. Se compreender que há elementos suficientes que apontam para os crimes, Janot acusará formalmente Michel Temer, algo inédito para um presidente no exercício do cargo.”
3. Juiz rejeita ação de Temer contra Joesley Batista — Época Negócios
Destaque: “O juiz federal Marcos Vinícius Reis Bastos, da 12ª Vara Federal em Brasília, rejeitou ação protocolada ontem (19) pela defesa do presidente Michel Temer contra o empresário Joesley Batista, dono da JBS. Na ação, Temer pedia que o empresário fosse condenado pelos crimes de calúnia, difamação e injúria. A ação foi movida após entrevista do empresário à revista Época, publicada no último fim de semana, em que o Joesley diz que Temer é “o chefe da quadrilha mais perigosa do Brasil”.
Ao analisar o processo, o juiz entendeu que o empresário não cometeu os crimes ao citar o presidente na entrevista. No entendimento do magistrado, Joesley relatou os fatos no contexto de seus depoimentos de delação premiada.”
4. Avança no Senado proposta de revogar mandato presidencial — DW
Destaque: “A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado aprovou por unanimidade nesta quarta-feira (21/06) a PEC batizada de recall, que permite à população revogar o mandato do presidente da República. A proposta segue para ser analisada no Plenário e precisa ser votada em dois turnos.
A PEC 21/2015, proposta pelo senador Antonio Carlos Valadares (PSB) e modificada pelo relator, o senador Antonio Anastasia (PSDB), estabelece que a população pode pedir o recall do mandato presidencial se forem reunidas as assinaturas de ao menos 10% dos eleitores que compareceram ao último pleito, distribuídas em ao menos 14 estados. Em cada uma das unidades federativas, as assinaturas recolhidas não podem equivaler a menos de 5% dos eleitores.”
5. EUA suspendem importação de carne brasileira — DW
Destaque: “O secretário de Agricultura dos Estados Unidos, Sonny Perdue, anunciou nesta quinta-feira (22/06) a suspensão das importações de carne bovina fresca do Brasil devido a recorrentes preocupações de segurança sanitária.
Segundo nota divulgada pelo Departamento de Agricultura americano (USDA), a suspensão será mantida até que o Ministério da Agricultura do Brasil tome ações para corrigir o problema.
Desde março, após o escândalo revelado pela Operação Carne Fraca, o Serviço de Inspeção e Segurança Alimentar do USDA controla todas as carnes importadas pelos EUA procedentes do Brasil.
Gustavo está lendo Social Media
BAIXE O FLIPBOARD: iOS / ANDROID / WINDOWS / WEB
SIGA-NOS:
FLIPBOARD / TWITTER / INSTAGRAM / FACEBOOK / GOOGLE+ / TUMBLR / YOUTUBE / SOUNDCLOUD / PINTEREST / MEDIUM