O desejo do brasileiro de caminhar para uma sociedade livre de corrupção
Flipboard Brasil Blog / Março 12, 2016
As últimas semanas foram marcadas por desdobramentos no cenário politico nacional e pelo aumento do clima de polarização vivido no Brasil.
Na quinta feira, 3 de março, a revista IstoÉ publicou reportagem sobre um suposto depoimento do senador Delcídio Amaral (PT-MS) à PF em que ele acusa Lula e Dilma de tentarem intervir na operação Lava Jato. Ele teria dito também que ambos sabiam sobre a existência de corrupção dentro da Petrobras. A notícia do suposto depoimento de Delcídio esquentou novamente o debate sobre o impeachment de Dilma.
Na sexta-feira, 4 de março, a Polícia Federal realizou mandados de busca e apreensão e de condução coercitiva no prédio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. As principais suspeitas citadas pela Procuradoria se referem ao ex-presidente ter sido favorecido por empreiteiras envolvidas no esquema de corrupção da Lava Jato com doações, contratações em palestras e reformas em imóveis supostamente seus – o que ele nega.
Manifestantes contra e a favor de Lula entraram em confronto em frente ao prédio do ex-presidente. A condução coercitiva provocou polêmica nos meios jurídicos e aumentou o clima de polarização política vivido no Brasil. Alguns analistas questionam o modus operandi dos investigadores da Lava Jato e apontam a forte presença midiática como um fator preocupante. Outros especialistas reforçam que a condução coercitiva é prevista e endossada pela Justiça brasileira e que nenhum cidadão está acima da lei. O juiz federal Sergio Moro, que autorizou o mandado de condução coercitiva contra o ex-presidente Lula, afirmou que a operação busca a verdade e não significa antecipação de culpa.
No dia 8 de março, Marcelo Odebrech, ex-presidente e herdeiro da Organização Odebrech – uma das maiores empresas de engenharia e construção da América Latina – foi condenado a 19 anos e 4 meses de prisão por crimes de corrupção ativa, lavagem de dinheiro e associação criminosa, relacionados ao esquema de desvios de recursos da Petrobras investigado pela Operação Lava Jato.
Desde então, o clima de tensão política e social tem se acirrado e parece ter atingido o ápice com a denúncia e subsequente pedido de prisão de Lula solicitado pelo Ministério Público de São Paulo. Na denúncia contra o ex-presidente, a Promotoria afirma que o petista escondeu a posse de um tríplex no Guarujá e que este teria passado por reformas feitas pela empreiteira OAS para Lula. O ex-presidente alega que não é dono do apartamento e que ele e a ex-primeira dama, Marisa Letícia, visitaram o imóvel apenas uma vez para avaliar a possibilidade de adquiri-lo.
A denúncia não significa que o ex-presidente tenha virado réu na ação criminal – isso só acontecerá se a juíza Maria Priscilla Ernandes Veiga Oliveira, da 4ª Vara Criminal de São Paulo, acatar o pedido.
Apesar das críticas e da forte presença midiática, é certo que a operação Lava Jato envolveu com tamanha gravidade muita gente do alto escalão político e empresarial do Brasil. Independente do desfecho das investigações, a Lava Jato parece ter despertado um desejo de mudança no brasileiro, onde muitas pessoas até então excluídas agora querem fazer parte da democracia e crescimento do país. E o desejo do brasileiro de caminhar para uma sociedade livre de corrupção é o saldo positivo desse período conturbado que o país atravessa.
Lava Jato: Acompanhe as últimas notícias da operação Lava Jato e os desdobramentos políticos e sociais.
~CarolF faz a curadoria de “Disque D para Digital”
SIGA-NOS:
FLIPBOARD / TWITTER / INSTAGRAM / FACEBOOK / GOOGLE+ / TUMBLR / YOUTUBE / SOUNDCLOUD / PINTEREST / MEDIUM