Retrospectiva 2015: fatos, pessoas e tópicos que marcaram o ano

Flipboard Brasil Blog / dezembro 15, 2015

2015 começou agitado e termina em caos. O PIB aponta para um derretimento de mais de 3%, a inflação roça os dois dígitos, o desemprego bate em 8%, a insatisfação do povo toma as ruas e o cenário político ganha ares de roteiro de novela, onde o cômico e o trágico se misturam.

Para muitos, 2015 é um ano para se esquecer na política brasileira. Para outros, é o ano em que o país está sendo passado a limpo.

Dilma iniciou o segundo mandato com a popularidade em queda. Diante da desconfiança do Mercado e dos sinais de fragilidade econômica, a presidente anunciou um ajuste fiscal e delegou a tesoura a Joaquim Levy, ex-executivo do Bradesco. Em poucos meses, Dilma viu sua popularidade despencar e sua reprovação atingiu o nível mais baixo ao final do primeiro semestre de seu segundo mandato.

Em fevereiro, Eduardo Cunha foi eleito presidente da Câmara para, em julho, romper com o governo e passar a articular uma agenda particular. Cunha tornou-se alvo de um processo de quebra de decoro parlamentar no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, por supostamente, ter mentido na CPI da Petrobras ao afirmar não possuir contas na Suíça.

Em meio a onda de turbulência política, Cunha detonou o processo de impeachment de Dilma no início de dezembro. A próxima bomba foi atirada pelo próprio vice-presidente, Michel Temer, em uma carta-desabafo expressando mágoa por ter sido um mero “vice decorativo”. Os desfecho da novela, provavelmente ficará para 2016.

No cenário internacional, 2015 foi um ano marcado pelo êxodo, terror e desespero. O mundo viveu a sua pior crise de refugiados desde a Segunda Guerra Mundial, com milhões de pessoas forçadas a abandonar os seus lares, seja pelo medo da violência das guerras ou por conta da pobreza extrema. Foi um ano de tragédias e atos de terror praticados pelo Estado Islâmico e Boko Haram, em Paris, Nigéria, Síria e outros cantos do mundo.

2015 foi também o ano em que as mulheres conquistaram o direito de votar pela primeira vez na Arábia Saudita, e em que a voz feminina se impôs nas ruas e redes sociais do Brasil. Foi o ano em que assistimos perplexos ao maior desastre ambiental da história brasileira. O mar de lama provocado pelo rompimento da barragem do Fundão, entre os distritos de Mariana e Ouro Preto, causou mortes, perdas e destruição, além de mostrar a falta de responsabilidade da empresa Vale e do governo brasileiro em prevenir e responder adequadamente ao desastre.

2015 foi o ano que abalou as estruturas do poder do futebol mundial, o ano em que Marta bateu o recorde de gols pela seleção Brasileira e em que Rogério Ceni pendurou as luvas como o maior goleiro-artilheiro da história do futebol.

2015 foi o ano em que uma dançarina de 4 anos levou a coroa do vídeo mais assistido no YouTube. O ano em que a Xuxa foi parar na Record e a Globo perdeu audiência para ‘Os Dez Mandamentos’. O ano em que um comercial com gays gerou polêmica ao mostrar a diversidade do amor. O ano em que a internet enlouqueceu por causa da cor de um vestido e vibrou quando as adolescentes Lara e Jéssica fizeram as pazes, após saírem no tapa por causa de ciúmes.

Depois de Jéssica, resta-nos agora perguntar: “Já acabou 2015?”

Retrospectiva 2015

~CarolF está lendo“Natal e Ano Novo”

SIGA-NOS:

FLIPBOARD / TWITTER / INSTAGRAM / FACEBOOK / GOOGLE+ / TUMBLR / YOUTUBE / SOUNDCLOUD / PINTEREST / MEDIUM