Top 5 notícias da Edição do Dia (semana de 8 a 12 de maio)

Flipboard Brasil Blog / Maio 12, 2017


O depoimento do ex-presidente Lula ao juiz Sergio Moro na Operação Lava Jato, na quarta-feira, tornou-se uma disputa política. A cidade de Curitiba, onde Lula foi interrogado, foi tomada por milhares de pessoas contra e a favor de Lula. O petista, que lidera as pesquisas de intenção de voto para a presidência em 2018, é réu em cinco ações penais na Justiça, mas só foi ouvido sobre a acusação de corrupção e lavagem de dinheiro na compra de um tríplex no Guarujá, no litoral de São Paulo. Apesar do ambiente criado em torno do interrogatório, o clima foi ameno na maior parte do tempo (salvo alguns momentos de tensão) e o resultado final teve pouca relevância jurídica. A equipe de procuradores da Lava Jato, porém, avaliou que o depoimento de Lula não serviu para ajudar o ex-presidente e considera que ele ainda pode ser condenado pelo tríplex.

Veja todas as notícias que foram destaque na semana:

1. Os desafios que o novo presidente da França tem pela frente — BBC, Daniela Fernandes

Destaque: “O centrista Emmanuel Macron venceu no domingo o segundo turno da eleição presidencial na França com 66% dos votos contra Marine Le Pen, da extrema direita, que obteve 34%, segundo números oficiais divulgados pelo ministério do Interior.

Macron, de 39 anos, é o mais jovem presidente da história do país. Ex-ministro da Economia do presidente François Hollande, ele jamais havia disputado uma eleição.

Macron deverá tomar posse em 14 de maio, quando termina o mandato do presidente François Hollande. O novo líder da França terá inúmeros desafios, políticos, econômicos e sociais durante o mandato.”

2. Interrogatório de Lula em Curitiba vira disputa política — Reuters, Lisandra Paraguassu

Destaque: “Ao depor pela primeira vez em Curitiba, na quarta-feira, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se verá frente a frente com o juiz federal Sérgio Moro, no primeiro embate com o homem que é visto hoje por boa parte dos brasileiros como seu principal rival, em uma disputa política que se refletirá nos protestos marcados para as ruas da capital paranaense.

O que deveria ser apenas uma parte do processo legal –o juiz ouve o depoimento do acusado– transformou-se em uma batalha de força e popularidade. Partidários de Lula prometem tomar as ruas de Curitiba com cerca de 30 mil manifestantes vindos de todo país, em eventos que começam na terça-feira de manhã e só devem terminar na quarta à noite, com a presença do próprio ex-presidente.

Do outro lado, defensores da Lava Jato prometem uma vigília em defesa da operação no dia do depoimento de Lula. Desde a semana passada, cartazes com caricaturas do ex-presidente como presidiário foram espalhados pela cidade.”

3. O que esperar do depoimento de Lula a Moro — BBC, Ingrid Fagundez

Destaque: “Segundo professores de direito e cientistas políticos entrevistados pela BBC Brasil, no caso do petista, que será interrogado pelo juiz Sérgio Moro nesta quarta-feira em Curitiba, o momento passou a ter mais relevância política do que jurídica.

Para especialistas, embora seja apontado pelo Ministério Público como coordenador do esquema de corrupção – algo que ele nega -, Lula não deve dar informações que tenham impacto em outros processos da Lava Jato. Isso se dá pela própria natureza dessa etapa, focada na defesa – ele será ouvido sobre a ação na qual é acusado de corrupção e lavagem de dinheiro na aquisição de um tríplex no Guarujá (SP).”

4. Como foi o depoimento de Lula a Moro em Curitiba — BBC

Destaque: “O depoimento ocorreu sob grande expectativa. A defesa do ex-presidente vinha afirmado que ele é vítima de “um histórico de perseguição e violação às garantias fundamentais pelo juiz de Curitiba” e chegou a pedir que Moro fosse afastado do caso. O magistrado refuta as acusações – e a solicitação foi negada pela instância superior.

Lula ficou cerca de cinco horas no prédio da Justiça Federal. Parte da audiência foi marcada por bate boca da defesa do ex-presidente e Sérgio Moro, em especial durante as perguntas em que o juiz citou o sítio de Atibaia (SP) – que teria sido reformado pela OAS a pedido de Lula, segundo sustenta a acusação com base em informações fornecidas pelo sócio da OAS Leo Pinheiro. A defesa do ex-presidente alegou que o sítio é objeto de outro processo penal e Lula, mais de uma vez, afirmou que daria os detalhes necessários quando fosse intimado para falar sobre essa outra ação.”

5. O que mudou após um ano de governo Temer — BBC, Mariana Schreiber

Destaque: ” O presidente Michel Temer completa, nesta sexta-feira, um ano no comando do país – ele assumiu o cargo em 12 de maio de 2016, quando o Senado aprovou a abertura do processo de impeachment contra Dilma Rousseff, primeiro interinamente e, depois de 31 de agosto, em definitivo.

Desde então, Temer tenta deixar sua marca na história do país com a superação da crise econômica e a aprovação de um conjunto de reformas controversas, que incluem mudanças profundas nas regras da Previdência e nas leis trabalhistas.

Se por um lado o peemedebista conseguiu articular uma ampla base de apoio no Congresso para fazer avançar essas propostas, por outro, sua popularidade, que já era baixa quando assumiu, só fez encolher no último ano.”

Edição do Dia

Gustavo está lendo Escolha do Editor

BAIXE O FLIPBOARD: iOS / ANDROID / WINDOWS / WEB

SIGA-NOS:

FLIPBOARD / TWITTER / INSTAGRAM / FACEBOOK / GOOGLE+ / TUMBLR / YOUTUBE / SOUNDCLOUD / PINTEREST / MEDIUM