Top 5 notícias da Edição do Dia (semana de 6 a 10 de fevereiro)

Flipboard Brasil Blog / Fevereiro 10, 2017

A semana foi tensa no Espírito Santo. A paralisação da Polícia Militar no Estado completou o sétimo dia nesta sexta-feira e deixou como marca 121 assassinatos neste período, além de 170 veículos roubados e um prejuízo de 300 milhões de reais, segundo dados do Sindicato dos Policiais Civis do Espírito Santo. Não houve acordo na reunião entre o Governo do Estado e as representantes das mulheres dos policiais, que estão acampadas em frente aos quartéis impedindo a saída de viaturas, em reunião realizada na madrugada de quinta para sexta. Elas reivindicam reajuste salarial, reposição da inflação e outros benefícios que seriam direitos dos PMs. Os moradores das cidades afetadas pela paralisação estão lotando os poucos mercados abertos para fazer estoque de alimentos em casa. Diante do impasse, cerca de 700 policiais foram indiciados pelo crime de revolta nesta sexta.

Veja outras notícias que também foram destaque na semana:

1. Justiça rejeita apelação de Trump para manter veto migratório — DW

Destaque: “Em breve documento apresentado ao 9° Tribunal de Apelações, em São Francisco (Califórnia), Trump e seu gabinete apelaram formalmente da decisão judicial que bloqueou temporariamente a sua polêmica ordem executiva, abrindo de novo as portas do país a milhões de imigrantes e refugiados.

A batalha contra o veto migratório de Trump foi iniciada nos estados de Washington e Minnesota, que argumentaram perante a Justiça que o decreto era inconstitucional porque provocava discriminação contra uma religião, a muçulmana, algo proibido na Primeira Emenda à Constituição dos EUA.”

2. Temer indica Alexandre de Moraes para o STF — BBC, Felipe Souza

Destaque: “Em 15 anos, Alexandre de Moraes saiu do Ministério Público e deu início a uma trajetória que incluiu cargos de destaque na prefeitura e no governo de São Paulo e, mais recentemente, o de ministro da Justiça do governo Michel Temer. Uma carreira que chega ao auge agora, com sua indicação para assumir a vaga deixada por Teori Zavascki no Supremo Tribunal Federal.

Moraes é amigo de longa data de Temer. Em 2014, também defendeu o ex-presidente da Câmara e deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB), hoje prisioneiro da operação Lava Jato, de uma acusação de uso de documento falso – ele acabou absolvido.”

3. Espírito Santo registra 75 homicídios após paralisação da PM — DW

Destaque: “A paralisação de policiais militares no Espírito Santo chegou ao quarto dia nesta terça-feira (07/02), e ao menos 75 homicídios já foram registrados em meio à onda de violência que atingiu o estado neste período. Apesar de uma liminar da Justiça contra o movimento, a mobilização de familiares de policiais, que impedem a saída de viaturas dos batalhões, continua.

O Tribunal de Justiça do Espírito Santo decretou que a mobilização é ilegal e ordenou a liberação dos batalhões, sob pena de multa diária de 100 mil reais para as associações de classe dos militares. Na decisão, o desembargador Robson Luiz Albanez afirma que a Constituição proíbe paralisação de policiais, que oferecem um serviço indispensável e cuja ausência coloca em risco a segurança coletiva.”

4. Lava Jato coloca governos da América Latina sob suspeita — BBC

Destaque: “Prestes a completar três anos, a operação Lava Jato começa a alcançar políticos de peso em diferentes países da América Latina, investigados sob a suspeita de terem sido beneficiados pelo esquema de propinas de empreiteiras brasileiras.

Representantes do Ministério Público e da Polícia de diferentes países da América Latina têm trocado informações com investigadores brasileiros por meio de acordos de cooperação internacional para apurar supostos esquemas de corrupção, lavagem de dinheiro, fraude em contratos e doações irregulares de campanha.”

5. Relator autoriza inquérito contra Renan, Sarney e Jucá na Lava Jato — DW

Destaque: “O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin atendeu nesta quinta-feira (09/02) o pedido procurador-geral da República, Rodrigo Janot, e autorizou a abertura de um inquérito para investigar os senadores Renan Calheiros (PMDB) e Romero Jucá (PMDB), o ex-senador José Sarney e o ex-diretor da Transpetro, subsidiária da Petrobras, Sérgio Machado.

Os quatros são acusados de tentar barrar ou atrapalhar as investigações da Operação Lava Jato.  As acusações se baseiam no acordo de delação premiada de Machado e em conversas gravadas com Renan, Jucá e Sarney, divulgadas no ano passado.”

 

Edição do Dia

Gustavo está lendo Escolha do Editor

BAIXE O FLIPBOARD: iOS / ANDROID / WINDOWS / WEB

SIGA-NOS:

FLIPBOARD / TWITTER / INSTAGRAM / FACEBOOK / GOOGLE+ / TUMBLR / YOUTUBE / SOUNDCLOUD / PINTEREST / MEDIUM