Top 5 notícias da Edição do Dia (semana de 3 a 7 de abril)

Flipboard Brasil Blog / Abril 7, 2017


Começou nesta semana o julgamento da chapa Dilma-Temer, que venceu a eleição presidencial em 2014 e é acusada pelo PSDB de usar na campanha dinheiro desviado da Petrobras e de caixa 2. O desfecho do caso que poderá interromper o mandato de Temer, porém, parece longe de um final. O julgamento no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) teve início na terça-feira e foi adiado no mesmo dia. O Tribunal decidiu ouvir mais testemunhas, entre elas o publicitário João Santana, um dos responsáveis pela campanha de 2014, e o ex-ministro da Fazenda, Guido Mantega. Diante dos pedidos, o julgamento não tem data para ser retomado. Em entrevista à Reuters na quinta-feira, o novo ministro do TSE, Admar Gonzaga, falou que a Corte pode absolver Temer levando em conta também momento do país.

Veja as notícias foram destaque na semana:

1. Relatório da reforma política prevê fim dos vices — G1, Bernardo Caram

Destaque: “Relator da reforma política na Câmara, o deputado Vicente Cândido (PT-SP) adiantou ao G1 que vai propor em seu parecer final o fim dos vices em todas as instâncias de governo. Com isso, deixariam de existir vice-presidente, vice-governadores e vice-prefeitos.

O relatório, que deverá ser apresentado na terça-feira (4) à comissão especial que discute o tema, também prevê a criação de um fundo para financiar campanhas eleitorais abastecido em 70% com recursos públicos. Os 30% restantes viriam de doações de pessoas físicas – atualmente, a legislação proíbe a doação de empresas a campanha eleitorais.”

2. Chapa Dilma-Temer começa a ser julgada hoje — BBC, Mariana Schreiber

Destaque: “O processo que está em análise no TSE é resultado da unificação de quatro ações movidas pelo PSDB contra a eleição da chapa Dilma-Temer. Os tucanos acusam a campanha vencedora de ilegalidades, com uso de recursos desviados da Petrobras por meio de doações ilegais de empreiteiras, e pedem a anulação do pleito de 2014.

Hoje, no entanto, o PSDB faz parte do governo junto com Temer e torce para que o processo se alongue a acabe apenas depois de 2018, quando termina o mandato presidencial.”

3. Tribunal adia julgamento da chapa Dilma-Temer — DW, Jean-Philip Struck

Destaque: “O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) começou a decidir nesta terça-feira (4/4) o destino do governo Michel Temer. Os sete ministros do tribunal deram o primeiro passo para avaliar as acusações de abuso de poder econômico e político que pesam contra a chapa Dilma-Temer, a vencedora das eleições de 2014.

É a primeira vez que o tribunal julga uma chapa presidencial. Apesar de adicionar drama às discussões sobre a capacidade de sobrevivência do governo Temer, que conta com apenas 10% de aprovação, o julgamento deve ter, por enquanto, poucas consequências imediatas.

Nesta terça-feira, a primeira etapa já foi marcada por pedidos de novas oitivas e de mais prazos para as defesas. A aceitação desses pedidos já resultou em um adiamento de mais cinco dias, frustrando aqueles que esperavam um dia marcado pela leitura de um resumo elaborado pelo relator Herman Benjamin.

4. Maioria dos deputados é contra a reforma da Previdência – Reuters, Lisandra Paraguassu

Destaque: “O Palácio do Planalto tem em mãos a avaliação de que a reforma da Previdência, neste momento, teria sérias dificuldades de ser aprovada na Câmara dos Deputados e por isso decidiu estender o prazo de negociação do relatório na comissão especial que trata do tema, disseram à Reuters fontes palacianas.

Levantamento feito pelo jornal Estado de S. Paulo mostra, neste momento, apenas 96 deputados a favor da reforma entre os 433 ouvidos pelo jornal. O governo precisa de 308 votos a favor para aprovar a Proposta de Emenda à Constituição.”

5. EUA lançam 59 mísseis contra base militar na Síria — DW

Destaque: “Navios de guerra americanos situados no Mar Mediterrâneo dispararam uma série de mísseis contra a Síria na madrugada desta sexta-feira (07/04), em retaliação pelo suspeito ataque químico que deixou mais de 80 mortos nesta semana e cuja responsabilidade é atribuída pelos EUA ao presidente sírio Bashar al-Assad.

As autoridades americanas informaram que os 59 mísseis Tomahawk tinham como alvo a base aérea de Shayrat, na cidade de Homs, de onde se acredita que partiram os caças que lançaram o ataque químico sobre Khan Cheikhoun na terça-feira. O bombardeio americano atingiu aeronaves sírias, uma pista de pouso e estações de abastecimento, disseram os militares.”

 

Edição do Dia

Gustavo está lendo Escolha do Editor

BAIXE O FLIPBOARD: iOS / ANDROID / WINDOWS / WEB

SIGA-NOS:

FLIPBOARD / TWITTER / INSTAGRAM / FACEBOOK / GOOGLE+ / TUMBLR / YOUTUBE / SOUNDCLOUD / PINTEREST / MEDIUM