Top 5 notícias da Edição do Dia (semana de 29 de maio a 2 de junho)

Flipboard Brasil Blog / junho 2, 2017


Depois de toda a agitação provocada no meio político pela da delação da JBS, a semana foi de expectativa em Brasília. A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou na quarta-feira a proposta que prevê eleições diretas em caso de vacância da presidência nos três primeiros anos de mandato. A medida , porém, dificilmente atingirá Michel Temer, já que não tem data certa para entrar em vigor. Também na quarta-feira, o Senado aprovou o fim do foro privilegiado por prerrogativa de função. Se for aprovada na Câmara, a proposta de emenda constitucional extinguirá o foro privilegiado em casos de crimes comuns cometidos por quem ocupa cargos públicos.

Veio da economia, porém, uma notícia mais animadora para os brasileiros. Depois de dois anos de queda, o PIB do Brasil finalmente voltou a crescer, puxado principalmente pela alta na agropecuária. Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o indicador subiu 1% no primeiro trimestre de 2017. Henrique Meirelles, ministro da Fazenda, comemorou e falou que se tratava de um dia histórico, mas especialistas dizem que o futuro do país ainda é incerto.

Veja todas as notícias que também foram destaque na semana:

1. Temer troca comando do Ministério da Justiça — El País, Talita Bedinelli e Afonso Benites

Destaque: “Em meio à crise gerada pelas delações da JBS, o presidente Michel Temer exonerou do cargo o ministro da Justiça, Osmar Serraglio.

A exoneração de Serraglio e consequente nomeação de Jardim levou em conta o julgamento que Temer enfrentará no próximo dia 6 de junho no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por abuso de poder econômico na eleição de 2014 – quando concorreu como vice na chapa encabeçada por Dilma Rousseff (PT). A ação pode resultar na cassação de seu mandato. Por oito anos, Jardim foi ministro do TSE e há quatro décadas atua na área eleitoral. Não é filiado a nenhum partido político e tem pouca afinidade com alguns dos temas da nova pasta que comandará neste momento, como segurança pública, administração penitenciária e questões indígenas. Contudo, seu bom trânsito nos tribunais superiores, algo que Serraglio jamais teve, pesou na sua indicação.

2. Em duas semanas, Câmara recebe 14 pedidos de impeachment de Temer — Época Negócios

Destaque: “Enquanto o governo Michel Temer tenta sobreviver à crise política, a Câmara dos Deputados recebeu nesta segunda-feira, 29, mais um pedido de impeachment do presidente da República. Desde que foram divulgadas as gravações do empresário Joesley Batista, da JBS, há duas semanas, foram protocolados 14 pedidos de afastamento do presidente da República. O pedido desta segunda-feira, 29, foi apresentado por Mário Berti Filho, ex-candidato do PCB à prefeito de Mogi das Cruzes (SP) no pleito de 2008. O requerente diz que diante dos fatos narrados pelo empresário, Temer teria cometido crime de responsabilidade.”

3. Temer será interrogado na Lava Jato — DW

Destaque: “O ministro Edson Fachin, relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta terça-feira (30/05) o interrogatório do presidente Michel Temer no inquérito em que é investigado com base nas delações dos executivos da empresa JBS.

O depoimento à Polícia Federal (PF) será prestado por escrito, ratificando um pedido feito pela defesa de Temer na semana passada no caso de um eventual interrogatório.

O presidente terá 24 horas para responder aos questionamentos formulados pelos investigadores, contadas a partir da entrega das perguntas. Ainda não há uma data definida para isso, mas Fachin ordenou que a PF finalize a investigação em até dez dias.”

4. Senado aprova fim do foro privilegiado — DW

Destaque: “Aprovada com 69 votos a favor e uma abstenção, a PEC pede a extinção do foro especial em caso de crimes comuns para quase todos os detentores de cargos públicos ou mandatos, incluindo políticos e membros do Judiciário e do Ministério Público. O benefício seria mantido apenas para presidente e vice-presidente da República e presidentes da Câmara, Senado e Supremo Tribunal Federal (STF).

Segundo o texto aprovado nesta quarta-feira, parlamentares continuariam não podendo ser presos no exercício do mandato, a não ser que haja flagrante de crime inafiançável.”

5. Justiça bloqueia R$ 800 milhões de Joesley Batista — Reuters, Sérgio Spagnuolo e Aluísio Alves

Destaque: “A Justiça Federal no Estado de São Paulo determinou, em caráter liminar, o bloqueio de 800 milhões de reais das contas de Joesley Batista, um dos controladores do frigorífico JBS, de acordo com comunicado nesta quinta-feira.

O montante é referente ao alegado lucro obtido pelo empresário com a venda de dólares pouco antes da divulgação da gravação com o presidente Michel Temer, em 17 de maio.”

Edição do Dia

Gustavo está lendo Escolha do Editor

BAIXE O FLIPBOARD: iOS / ANDROID / WINDOWS / WEB

SIGA-NOS:

FLIPBOARD / TWITTER / INSTAGRAM / FACEBOOK / GOOGLE+ / TUMBLR / YOUTUBE / SOUNDCLOUD / PINTEREST / MEDIUM