Top 5 notícias da Edição do Dia (semana de 15 a 19 de maio)

Inside Flipboard Brasil / maio 19, 2017


Um ano após o impeachment de Dilma Rousseff, os brasileiros voltaram a conviver com uma profunda crise política. Na noite da última quarta-feira, o jornalista Lauro Jardim, do jornal O Globo, revelou o conteúdo da delação premiada de Joesley Batista, dono da JBF, maior produtora de proteína do mundo, que compromete duas figuras centrais do xadrez político do Brasil: o presidente Michel Temer e o senador Aécio Neves, agora ex-presidente do PSDB, que perdeu a eleição de 2014 para Dilma por uma apertada margem de votos. Após fechar acordo com o Ministério Público e a Polícia Federal, Joesley gravou conversas com Temer, que mostra o presidente apoiando a compra do silêncio do ex-deputado Eduardo Cunha, e com Aécio, que pede 2 milhões de reais ao empresário. O dia seguinte à publicação da reportagem foi caótico para a economia. Temer, porém, anunciou que não renunciará, mesmo sem o apoio de parte da base aliada. Já Aécio foi afastado do cargo de senador e deixou a presidência do PSDB. A JBS, no entanto, parece ter aproveitado o escândalo: a empresa teria comprado dólares pouco antes do vazamento da delação de Joesley e aproveitou a desvalorização do real no dia seguinte para lucrar com o cenário.

Veja as notícias que também foram destaque na semana:

1. Ciberataque fez 200.000 vítimas em 150 países — El País, B. D. Cebrián

Destaque: “Nos três dias de ciberataque foram registradas mais de 200.000 vítimas, principalmente empresas, em pelo menos 150 países. Do Japão aos Estados Unidos e da Rússia a Botsuana. “Realizamos operações contra 200 ciberataques por ano, mas nunca tínhamos visto nada assim”, disse o chefe da Europol, que confessou que desconhece a identidade dos responsáveis.

O ataque cibernético global de ransomware (resgateware, no qual os invasores cobram dinheiro para liberar os computadores atacados), um tipo de código malicioso que criptografa os arquivos do computador de modo a transformá-lo em um refém para solicitar um resgate financeiro, estava controlado desde sábado à tarde, segundo Vicente Díaz, analista da empresa russa de segurança cibernética Kaspersky. A Europol — que repetiu que o ataque não tem precedentes — voltou neste domingo a colocar o mundo em alerta por um possível aumento de vítimas e afetados a partir de segunda-feira de manhã.”

2. Trump revelou informação confidencial a russos — DW

Destaque: “O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, revelou informação altamente confidencial ao ministro do Exterior russo, Serguei Lavrov, durante um encontro na Casa Branca na semana passada, afirmou nesta segunda-feira (15/05) o jornal americano Washington Post.

Segundo funcionários e ex-funcionários do governo ouvidos pelo veículo, Trump informou Lavrov sobre detalhes de uma ameaça terrorista do grupo extremista “Estado Islâmico” (EI) a respeito do uso de laptops em aviões. O embaixador russo, Serguei Kislyak, também teria recebido a informação.”

3. O retrocesso na legislação ambiental brasileira — DW, Nádia Pontes

Destaque: “O maior programa de áreas protegidas do mundo está em risco, alerta o WWF Brasil. Um território de 80 mil km2 – quase o tamanho da Áustria – pode sumir do mapa de unidades de conservação a qualquer momento, segundo um relatório publicado pela organização nesta quarta-feira (17/05).

Criado há 15 anos com recursos internacionais, o Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa) pode desmoronar com o impacto de decisões tomadas em Brasilia. Segundo a organização, as medidas partem de setores do governo e do Congresso Nacional, impulsionados por produtores rurais e indústria da mineração, e mexe com reservas do Norte ao Sul do país.”

4. PF faz buscas em endereços de Aécio Neves — G1

Destaque: “Polícia Federal (PF) e o Ministério Público Federal (MPF) cumprem nesta quinta-feira (18) mandados de buscas e apreensão em imóveis ligados ao senador Aécio Neves no Rio, em Brasília e em Minas Gerais, e no gabinete dele, no Congresso. Agentes também cumpriram um mandado de prisão contra a irmã dele. Andréa Neves foi presa em casa, em Belo Horizonte.

Os mandados foram expedidos pelo ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), que também mandou afastar o presidente nacional do PSDB, Aécio Neves (MG), do mandato de senador.”

5. Temer quer aprovação de reformas para superar crise política — Reuters, Lisandra Paraguassu

Destaque: “O governo decidiu partir para o enfrentamento para reagir à mais grave crise desde que o presidente Michel Temer assumiu há um ano, e tentar tocar as reformas, especialmente a da Previdência, em um esforço para demonstrar que ainda tem força, depois de o peemedebista anunciar que não tem qualquer intenção de renunciar ao mandato.

“O presidente jamais cogitou qualquer saída que não fosse o enfrentamento da crise”, disse uma fonte. “Vamos insistir nas reformas. Se algum partido achar que não deve votar, explicite seus motivos para a sociedade e arque com as consequências.”

Edição do Dia

Gustavo está lendo Escolha do Editor

BAIXE O FLIPBOARD: iOS / ANDROID / WINDOWS / WEB

SIGA-NOS:

FLIPBOARD / TWITTER / INSTAGRAM / FACEBOOK / GOOGLE+ / TUMBLR / YOUTUBE / SOUNDCLOUD / PINTEREST / MEDIUM