Top 5 notícias da Edição do Dia (semana de 13 a 17 de fevereiro)

Flipboard Brasil Blog / Fevereiro 17, 2017

O governo de Michel Temer tem lançado mão de algumas medidas populares, como o saque de contas inativas do FGTS, mas os brasileiros parecem confiar cada vez menos no presidente, que tem seu nome e de alguns ministros envolvidos em investigações da Lava Jato. Pesquisa divulgada nesta semana apontou que a aprovação do atual governo caiu de 14,6% em outubro para apenas 10,3% em fevereiro. A reprovação pessoal de Temer aumentou: passou de 51,4% para 62,4% nos últimos quatro meses. O mesmo levantamento ainda mostrou que o ex-presidente Lula lidera todos os cenários para a disputa presidencial de 2018. Aécio Neves, segundo colocado na eleição de 2014, foi ultrapassado por Jair Bolsonaro nas intenções de voto. Chama a atenção, porém, o alto número de indecisos. Cerca de 70% dos entrevistados não apontaram um nome preferido, o que deixa o cenário totalmente aberto para o próximo pleito.

Veja todas as notícias que foram destaque na semana:

1. Segurança foi restaurada no Espírito Santo, diz ministro da Defesa — Metrópoles

Destaque: “A grande Vitória está levando uma vida bem mais tranquila. Amanhã as escolas estarão funcionando. O comércio abre, como já abriu no sábado, e o sistema de transporte coletivo deverá operar normalmente. A determinação do presidente da República, de recuperar a ordem, está sendo atendida”, disse Jungmann, após reunião com Michel Temer neste domingo no Palácio do Jaburu.”

2. Exército chega ao Rio para garantir a segurança — El País, María Martín

Destaque: “O Governo Federal decidiu mobilizar 9.000 soldados do Exército e da Marinha nas ruas do Rio de Janeiro para garantir a segurança da população às vésperas do carnaval. A intervenção militar é feita a pedido do Governo do Estado, que se encontra em situação de falência e não pode pagar em dia seus funcionários públicos, incluindo os policiais. A resposta à solicitação do governador, Luiz Fernando Pezão (PMDB), que afirma ter pedido a ajuda das Forças Armadas há 20 dias, chega quatro dias depois de dezenas de mulheres e parentes de policiais militares decidirem ocupar cerca de 30 batalhões para impedir que seus maridos prestem serviço.”

3. Lula pede ao STF para reconhecê-lo como ministro — G1, Mariana Oliveira

Destaque: “Poucas horas após o ministro Celso de Mello manter Moreira Franco como chefe da Secretaria-Geral da Presidência, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu nesta terça-feira (14) ao Supremo Tribunal Federal que julgue recurso para reconhecê-lo como ministro da Casa Civil.

Em 17 de março do ano passado, Lula tomou posse como ministro da Casa Civil do governo Dilma Rousseff. No mesmo dia, porém, o ministro do STF Gilmar Mendes suspendeu a nomeação, argumentando que Lula tentou fraudar as investigações sobre ele na Operação Lava Jato.”

4. STF decide manter Eduardo Cunha na prisão — DW

Destaque: “A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quarta-feira (15/02) manter a prisão do ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que é réu em processos da Operação Lava Jato.

Oito dos dez ministros negaram o pedido de liberdade feito pela defesa do ex-presidente da Câmara dos Deputados. Cunha está preso desde outubro do ano passado num presídio na região metropolitana de Curitiba por determinação do juiz federal Sérgio Moro.

Durante seu voto, o ministro Edson Fachin, que é relator da Lava Jato na corte, disse que o tipo de recurso que embasou o pedido não pode ser aceito. Os ministros Luís Roberto Barroso, Rosa Weber, Luiz Fux, Dias Toffoli, Gilmar Mendes, Celso de Mello e a presidente da Corte, Carmen Lúcia, acompanharam o voto de Fachin. O único a votar a favor da soltura foi o ministro Marco Aurélio, que criticou a prisão cautelar de investigados na Lava Jato que ainda não foram condenados.”

5. Procuradores de 11 países criam grupos para investigar a Odebrecht — Exame

Destaque: “Os procuradores de 11 países nos quais operou a Odebrecht decidiram nesta quinta-feira em Brasília estabelecer “a mais ampla, rápida e eficaz cooperação” em torno dos caso de corrupção da construtora brasileira.

O encontro foi organizado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e dele participaram procuradores de Argentina, Chile, Colômbia, Equador, México, Panamá, Portugal, Peru, República Dominicana e Venezuela, países nos quais são investigadas as práticas corruptas cometidas pela construtora.”

 

Edição do Dia

Gustavo está lendo Escolha do Editor

BAIXE O FLIPBOARD: iOS / ANDROID / WINDOWS / WEB

SIGA-NOS:

FLIPBOARD / TWITTER / INSTAGRAM / FACEBOOK / GOOGLE+ / TUMBLR / YOUTUBE / SOUNDCLOUD / PINTEREST / MEDIUM