Curador em Destaque: Marcos Ramon

Inside Flipboard Brasil / agosto 31, 2017


Meu nome é
Marcos Ramon. Nasci em São Luís, mas atualmente moro em Brasília. Sou professor de Filosofia no Instituto Federal de Brasília, mas também sou escritor e podcaster. Tenho interesse em me comunicar com outras pessoas através da exposição e compartilhamento de ideias e reflexões.

Meu trabalho consiste em auxiliar as pessoas no processo de pensar por conta própria. Parece óbvio, mas é difícil assumir o risco de pensar por si mesmo. A filosofia, mais do que o acúmulo de um conjunto de conhecimentos, é uma atitude diante da realidade. Em uma época como a nossa, com tanta informação e conteúdos para consumir, é importante que cada pessoa consiga entender um pouco a si mesma para poder, a partir desse olhar de dentro, compreender o mundo exterior.

O que torna meu trabalho especial é o fato de que o processo do ensino é sempre uma via de mão dupla. Ninguém ensina sem aprender. Além disso, é desafiador ser professor hoje em dia. Os estudantes estão ansiosos por mudanças, e as tecnologias com as quais eles convivem mostram que existe um potencial gigantesco em termos de compartilhamento de conhecimentos que ainda não foi explorado. O Flipboard é um exemplo disso. Muitas revistas que eu crio são para ajudar os estudantes a encontrarem materiais relevantes para pesquisa. Nesse processo, eu mesmo acabo aprendendo muito mais do que imaginava. Descobrir o conhecimento em conjunto com outras pessoas é algo que me encanta no processo de ensino. Não sei por quanto ainda precisaremos de professores (no modelo tradicional de professor em sala de aula, com uma turma que mais escuta do que fala), mas ensinar e aprender são coisas que sempre farão parte da sociabilidade humana.

Minha paixão é compartilhar ideias e aprender coisas novas. Faço isso em minhas atividades de ensino, e também nos meus textos e podcasts.

Sou fascinado por boas histórias e pelos absurdos do cotidiano. Precisamos da ficção (inventada pelos outros ou por nós mesmos) para entendermos melhor a realidade que nos cerca.

Criei uma revista no Flipboard quando estava no Doutorado pesquisando sobre colaboração online. Na época (2014) eu procurava aplicativos que tivessem como proposta o compartilhamento colaborativo de conhecimentos, através do meio digital. O Flipboard me ajudou a experimentar a colaboração online na prática e me auxiliou na organização do meu material de pesquisa para a escrita da tese.

Eu uso o Flipboard porque acho essencial filtrar a quantidade de informação a que temos acesso. Em alguns casos, eu separo materiais no Flipboard para compartilhar com outras pessoas. Mas também utilizo o Flipboard para selecionar artigos que pretendo ler depois. Através das revistas consigo organizar links que me interessam por temas específicos e o mais interessante é poder ler esse material em uma interface limpa e agradável.

Tenho como costume começar meu dia preparando o café da manhã. Antes eu fazia isso ao mesmo tempo em que checava as redes sociais no smartphone. Mas, além de ser pouco produtivo, isso me fazia ficar perdido com tanta informação. Agora tento não consumir tanto conteúdo logo cedo e gasto a minha energia fazendo atividades rotineiras na cozinha e pensando em coisas que devo fazer durante do dia.

Uma pessoa que admiro é a minha esposa, Gisele. Ela sabe viver as coisas de forma simples e entende o valor de se aproveitar cada momento. Não consigo me imaginar sem ela e sem tudo o que aprendo com ela todos os dias. Juntos temos um filho, Arthur, e sonhos que queremos realizar juntos. Ter com quem compartilhar o que eu sou e o que eu penso é algo que me traz serenidade e alegria.

Um assunto que eu acho que merece mais atenção é acúmulo de informação. É preciso aprender a criar os filtros certos para não nos afundarmos em um excesso de dados e também para não sermos ludibriados por notícias falsas.

O que eu mais curto no Flipboard é a sua natureza colaborativa. Criar e compartilhar com outras pessoas é super simples e intuitivo.

Tecnologia Digital

Gustavo está lendo RevistasQAmamos

BAIXE O FLIPBOARD: iOS / ANDROID / WINDOWS / WEB

SIGA-NOS:

FLIPBOARD / TWITTER / INSTAGRAM / FACEBOOK / GOOGLE+ / TUMBLR / YOUTUBE / SOUNDCLOUD / PINTEREST / MEDIUM