Top 5 notícias da Edição do Dia (semana de 23 a 27 de janeiro)

Flipboard Brasil Blog / janeiro 27, 2017

A Operação Lava Jato teve novos e importantes capítulos nesta semana. Após a morte de Teori Zavascki, caberá à ministra Cármen Lúcia, presidente do STF (Superior Tribunal Federal), a decisão de indicar o substituto de Zavascki como relator. Enquanto estuda os possíveis nomes, ela autorizou na segunda-feira a retomada das audiências para homologação das delações dos representantes da construtora Odebrecht, ponto central dos próximos desdobramentos da operação. O trabalho ficou a cargo de três assistentes de Teori.

Paralelamente a isso, a Polícia Federal deflagrou na quinta-feira a segunda fase da Operação Calicute, desdobramento da Lava Jato, e cumpriu mandado de prisão do empresário Eike Batista, que já foi considerado o homem mais rico do Brasil. Eike, que tem também cidadania alemã, não foi encontrado em casa. Ele saiu do país na terça-feira com o passaporte alemão, não se apresentou à PF e foi incluído na lista de foragidos da Interpol. Se ele entrar na Alemanha, não poderá ser deportado para o Brasil.

Veja estas e outras notícias que foram destaque na semana:

1. Relator da Lava Jato será um dos atuais ministros — Veja

Destaque: “A definição de quem ficará responsável pela Lava Jato no Supremo abriu uma discussão nos meios jurídico e político sobre o futuro da operação. A preocupação é se o novo responsável pelos processos no Supremo vai manter o caráter técnico com o qual Teori costumava conduzir o caso. A corte julga investigados com foro privilegiado, como parlamentares e ministros de Estado.

Compõem a Segunda Turma e, portanto, poderiam assumir a relatoria os ministros Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski, Dias Toffoli e o decano do tribunal, Celso de Mello. Uma cadeira ficou vaga com a morte de Teori.”

2. Notícias de sabotagem de avião de Teori preocupam Temer — Exame

Destaque: “As primeiras informações repassadas ao presidente foram de que quando as condições climáticas são ruins, como aconteceu na hora do acidente, quando chovia forte, a falta de equipamentos de auxílio de instrumentos no aeroporto de Paraty, aumenta os riscos da operação naquela região, onde há registros de inúmeros acidentes.

Embora todas as avaliações estejam sendo feitas e nada seja descartado, as informações chegadas ao Planalto até agora dão conta de que o que houve foi realmente um acidente.”

3. Trump assina hoje decreto para construir muro com o México — El País, Amanda Mars

Destaque: “O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, planeja assinar nesta quarta-feira uma ordem executiva para promover a construção de um prometido muro na fronteira com o México com o objetivo de frear a entrada irregular de imigrantes, um dos seus grandes e controversos compromissos de sua campanha. A medida foi antecipada na noite desta terça-feira em vários meios de comunicação locais e o próprio Trump a mencionou depois em sua conta de Twitter: “Amanhã será um grande dia para a segurança nacional. Entre outras coisas, construiremos o muro!”, disse em sua mensagem.

“Construa o muro, construa o muro…!”, converteu-se em um dos cânticos favoritos nos comícios de Trump, nos quais ele animava seus seguidores assegurando: “E México pagará!”. O muro e os ataques aos mexicanos são o centro da campanha trumpista desde quando o empresário nova-iorquino lançou sua candidatura à Casa Branca. Na ocasião, ele disse que os imigrantes sem documentos procedentes do país vizinho eram “estupradores” e afirmou que o México assumiria os custos da infraestrutura.”

4. Eike Batista é alvo de mandado de prisão na Lava Jato — UOL

Destaque: “A Polícia Federal tenta cumprir desde o início da manhã desta quinta-feira (26) um mandado de prisão preventiva (sem data para terminar) contra o empresário Eike Batista. A ação faz parte da Operação Eficiência, segunda fase da Calicute, braço da Lava Jato do Rio.

Os policiais chegaram à casa do empresário, localizada no Jardim Botânico, zona sul, por volta das 6h da manhã. O empresário, no entanto, não está no Brasil, segundo apurou o UOL. Segundo a Polícia Federal, ele ainda não é considerado foragido pela Justiça. Contra ele também está sendo cumprido mandado de busca e apreensão.

Eike é investigado por corrupção ativa por ter pagado propina para o ex-governador do Rio Sérgio Cabral (PMDB) utilizando um contrato fictício.”

5. Eike Batista entra na lista de foragidos da Interpol — Reuters, Pedro Fonseca e Lisandra Paraguassu

Destaque: “Eike teria viajado do Rio para Nova York na terça-feira à noite, segundo informações preliminares obtidas pela polícia na madrugada desta quinta, possivelmente utilizando um passaporte alemão.

A Polícia Federal informou nesta tarde que pediu à Interpol a inclusão do nome de Eike na lista vermelha de foragidos internacionais da Interpol.

Mais cedo, o delegado da PF Tacio Muzzi havia dito que se não houvesse um contato de Eike em “prazo curtíssimo” seu nome seria passado para a Interpol.”

Edição do Dia

Gustavo está lendo Lava Jato

BAIXE O FLIPBOARD: iOS / ANDROID / WINDOWS / WEB

SIGA-NOS:

FLIPBOARD / TWITTER / INSTAGRAM / FACEBOOK / GOOGLE+ / TUMBLR / YOUTUBE / SOUNDCLOUD / PINTEREST / MEDIUM