Flipboard para jornalistas

Flipboard Brasil Blog / fevereiro 3, 2015

mp

A série “Flipboard para Você” mostra como profissionais de diversas áreas utilizam o Flipboard em sua carreira. Neste mês, mostramos como alguns jornalistas e editores usam o Flipboard, seja para cobrir uma história, organizar pautas, “reviver” conteúdos antigos ou mesmo fazer networking com outros profissionais da área.

Rosana Hermann é uma jornalista versátil e apaixonada por tecnologia e redes sociais. Entre suas mil funções, Rosana é blogueira no R7, roteirista do Tudo pela Audiência no Multishow, colunista de vários sites, escritora, palestrante, apresentadora, além de ser orientadora no curso de Rádio e TV na Faculdade de Comunicação da FAAP.

“Desde que o Flipboard foi lançado, eu tenho paixão pelo serviço e, o que já era entusiasmo, virou idolatria depois que descobri o serviços do Editor do Flipboard para fazer minhas próprias revistas.
O sistema é tão simples, tão maravilhoso que eu, sinceramente, não entendo como todas as pessoas e sites não usufruem dele.

Por exemplo, criei para o R7 uma revista chamada Bacon. Pesquisei todas as matérias, entrevistas, galerias, vídeos e receitas ligadas ao termo ‘bacon’ (incluindo o Kevin!) que já foram publicadas no R7.com e fiz a revista. Da mesma forma, fiz uma revista teste para a cantora Anitta. Minha ideia era ‘repaginar’ e reorganizar os conteúdos do R7 em Revistas Especializadas do Flipboard para disponibilizar para os fãs! De bacon, de Anitta, de coxinha, de tudo!

Os portais produzem conteúdo sem parar e tudo fica em arquivo morto, ninguém vai ver de novo! Criando revistas no Flipboard você ‘revive’ o conteúdo, ganha hits e facilita a vida das pessoas.”

Moreno Cruz Osório é jornalista e pesquisador, interessado na atuação dos jornalistas gatewatchers e do jornalismo em rede durante breaking news na internet. Além disso, Osório mantém o Farol Jornalismo, uma iniciativa que busca levar para perto dos profissionais, estudantes e demais interessados a discussão sobre as mudanças e tendências da profissão.

“O Farol Jornalismo foi lançado no início de 2014 e hoje funciona basicamente em três canais. O principal é o site, onde publicamos nossas reflexões. No Facebook compartilhamos textos mais curtos e posts de outras instituições dedicadas ao jornalismo. O terceiro e mais estreito canal de comunicação é a newsletter. Todas as sextas-feiras, enviamos à nossa base de assinantes uma seleção de links com o que de mais relevante rolou sobre o jornalismo durante a semana. É aí que entra a Tendências no Jornalismo, minha revista no Flipboard. É lá que esses links são reunidos. Quando leio algo que acho interessante, uso o botão + Flip It, instalado no meu browser para adicionar o item à minha revista, compartilhando na hora o conteúdo com os meus seguidores no Flipboard. Depois, no fim da semana, recupero essas leituras para produzir a newsletter.”

Paulo Eduardo Monteiro Vieira é diretor de jornalismo da TV Integração, uma emissora com quatro geradoras de TV no interior de Minas Gerais.

“Meu uso do Flipboard tem como objetivo a reunião de notícias que digam respeito ao universo da notícia. Não só aquilo que envolva os profissionais de jornalismo, mas também mercado, inovação e academia. Achei no Flipboard uma ferramenta que nos dá agilidade na circulação de informação por tema. Uma organização que outras ferramentas não conseguem.

Também é enriquecedora a presença institucional no Flipboard. O que nos dá segurança da origem da informação publicada. Esse conteúdo, que eu procurava na rede, compartilhava apenas com minha equipe via e-mail. Com o Flipboard encontrei um espaço para armazená-lo de maneira agradável, e compartilhá-lo não só com meus colegas mas também com o público em geral.”

Sérgio Ludtke é jornalista especializado em mídias digitais, com passagem pelo Grupo RBS e Editora Globo. Atualmente, Sérgio coordena os programas digitais do IICS, faz parte do Grupo de Avaliação Editorial (GAE) do portal Estadao.com.br, além de ser diretor do Interatores.com.

“Eu criei no Flipboard uma revista para fazer uma curadoria e compartilhar conteúdos sobre Jornalismo de Dados e Visualização. Este é o tema de um dos cursos que coordeno no Instituto Internacional de Ciências Sociais em São Paulo. O outro é o Master em Jornalismo Digital. A ideia inicial da revista era testar o Flipboard como uma ferramenta para fazer a curadoria, mas ele acaba servindo também para criar um networking interessante com profissionais que atuam na área.”

Descubra novas maneiras de divulgar o seu conteúdo. Grande parte dos sites publicam centenas de artigos e itens por dia, e muitas histórias interessantes acabam se perdendo no mar da informação digital. O Flipboard oferece uma ótima solução para “reviver” as melhores histórias da semana.

Toda sexta-feira, o site Brasil 247 traz uma nova edição da Revista Brasil 24/7. Além de reportagens e entrevistas exclusivas, a revista Brasil 24/7 reúne alguns dos melhores artigos publicados pelo 247 durante a semana. “O objetivo é oferecer ao público material para reflexão e análise no fim de semana, quando há mais tempo para a leitura”, diz Leonardo Attuch, editor-responsável pelo 247. “Até porque muitos artigos de qualidade acabam se perdendo no ritmo veloz com que se consome e se compartilha a informação na internet”. Para conveniência do leitor, todas as edições da revista são arquivadas numa seção especial, que pode ser encontrada no menu do site 247.

Promova sua marca ou crie revistas sobre assuntos específicos. Grandes publishers internacionais já utilizam o Flipboard para criar revistas digitais, a fim de promover suas marcas ou construir um canal em torno de um tópico específico.

Guilty Pleasure: por The Huffington Post

ForbesLife: por Forbes

Voices: por CNN

ISIS’s Violent Ambitions: por The New York Times

Você é jornalista e usa o Flipboard? Entre em contato conosco através do e-mail community_br@flipboard.com e sua revista poderá ser promovida em nosso Guia de Conteúdo. Confira também o post Flipboard para sua Carreira, para ver dicas de como tirar o melhor proveito do Flipboard em sua vida profissional.

~CarolF está lendo Women Stuff

SIGA-NOS:

FLIPBOARD / TWITTER / INSTAGRAM / FACEBOOK / GOOGLE+ / TUMBLR / YOUTUBE / SOUNDCLOUD / PINTEREST / MEDIUM