Eleições 2014: Um país dividido pela política

Flipboard Brasil Blog / fevereiro 3, 2015

mp

Neste domingo, 26 de outubro, o Brasil irá às urnas para decidir quem governará o país durante os próximos quatro anos. Em uma disputa acirrada, a corrida presidencial de 2014 tem sido marcada pela agressividade e trocas de farpas entre Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB). E o conflito tem se estendido, também, aos eleitores, que defendem ardentemente seu candidato – nas redes sociais, nos bares e nas ruas do Brasil.

Conflito e embate de ideias são essenciais à prática da democracia. Porém, nesta eleição, ao invés de uma discussão saudável sobre propostas e projetos de governo, os candidatos partiram para a violência verbal e desqualificação do adversário. “Mentirosa”, “manipulador”, “fabulação” e “mar de lama” foram algumas das palavras e expressões usadas para apimentar os xingamentos. E entre acusações e insinuações, os candidatos transformaram a disputa eleitoral em uma competição permeada pelo ódio e intolerância.

Para muitos, a polarização política é apenas um reflexo das divisões radicais que afligem a sociedade brasileira – a divisão geográfica entre Norte e Sul, socioeconômica entre ricos e pobres, e política entre petistas e peessedebistas. Para outros, os próprios candidatos escolheram baixar o nível das campanhas, perdendo a oportunidade de iniciar um debate construtivo sobre o futuro que queremos para o nosso Brasil.

Para incentivar a pluralidade de ideias e o debate saudável, selecionamos algumas revistas criadas por nossos curadores. Afinal, apesar das diferenças, cabe a todos nós a responsabilidade de decidir o futuro do Brasil pelos próximos quatro anos.

Eleições 2014 por Flipboard Brasil: Acompanhe as últimas notícias da corrida presidencial.

#DilmaSemVoto #VamosComAecio por Marcio Souza.

Daqui Para Melhor Com Dilma Rousseff por Yvy Brussels.

PETRALHAS por Francisco Gonçalves Pereira Neto.

Força PT… Segura Na Mão De Deus por Irislede Praciano.

Corrida Presidencial por Wallstreet Brasil.

~CarolF está lendo “Escândalo na Petrobras”

SIGA-NOS:

FLIPBOARD / TWITTER / INSTAGRAM / FACEBOOK / GOOGLE+ / TUMBLR / YOUTUBE / SOUNDCLOUD / PINTEREST / MEDIUM