5 #FlipDicas para se tornar um curador de sucesso

Flipboard Brasil Blog / fevereiro 3, 2015

mp

Qual o segredo de um bom curador digital? Reunimos cinco dicas para você se tornar um curador de sucesso e conquistar mais leitores para sua revista Flipboard.

1. Seja interessante e atual
A coisa mais importante para se obter sucesso como curador digital é se manter interessante e atual. Escolha um assunto pelo qual você seja apaixonado e concentre-se neste tema. “Quando crio minhas revistas no Flipboard, penso como leitora. Gosto de boas fotos e conteúdo diversificado.” diz a curadora Bia Valle. “Minhas revistas são uma mistura de assuntos do momento com informação e uma pitada de cultura.”

2. Foco, Foco, Foco
Quanto mais específico for o tema de sua revista, melhor. Os leitores do Flipboard apreciam revistas sobre temas específicos e estão sempre de olho em outros curadores que compartilhem dos mesmos interesses. Quanto mais específico for o assunto de sua revista, mais fácil será para conquistar leitores que possuem interesses semelhantes. Flipando regularmente e mantendo o foco de sua revista em um assunto específico, você conquistará uma base de leitores fiéis e entusiasmados. O Fernando M. Oliveira, por exemplo, criou uma revista super bacana para a comunidade que curte o Universo Star Wars.

mp

3. Evite tópicos muito abrangentes
Não caia na armadilha da generalização. Em plataformas de curadoria, como o Flipboard, é fácil criar coleções de revistas em torno de assuntos abrangentes, como “Tecnologia”, “Culinária” ou “Viagem”. Porém, para sua revista conquistar uma audiência cativa e ganhar destaque na comunidade Flipboard é preciso ser criativo e ir além do óbvio. Um bom curador sabe seduzir o leitor com um assunto específico e uma abordagem interessante.

Ao invés de criar uma revista genérica sobre Ciência ou Tecnologia, o Pierre Dantas escolheu um tópico específico e interessante, oferecendo aos seus leitores artigos que abordam desde armadura biônica até um robô humanoide, em sua revista Ser Biônico. Já o Marco Rosa optou por criar a revista Homem na Cozinha, voltada ao leitor masculino, com receitas simples e práticas.

mp

4. Mantenha um ponto de vista
Ponto de vista é a perspectiva e o tom que você traz para um assunto. Um ponto de vista pode ser engraçado ou sério, difícil ou sensível, alegre ou pessimista, jovem ou refinado, ou mesmo uma combinação de tudo isso. Mas acima de tudo, ponto de vista é o filtro editorial que explica porque duas revistas sobre um mesmo assunto podem ser muito, mas muito diferentes entre si. Assim como o foco, o ponto de vista deve ser aplicado de forma consistente. É isto que faz a Duo Coaching do Paulo Marquêz ser uma revista que vai além de dicas de carreira, reunindo artigos interessantes sobre desenvolvimento pessoal e profissional.

mp

5. Seja único e criativo
Curadores de sucesso sabem como oferecer ao leitor uma experiência e perspectiva única. Um bom curador seleciona conteúdos inéditos e inesperados. Um bom curador seleciona artigos que ensinem algo que o leitor ainda não saiba, ou que apresentem algo tão surpreendente que o leitor não terá escolha a não ser compartilhar aquele conteúdo com seus amigos. Um curador digital de sucesso é aquele que sabe garimpar tesouros e embrulhá-los em uma linda embalagem, chamada revista digital. O Marcelo Nakagawa faz isto muito bem em sua revista Naka Mag.

mp

~CarolF está lendo “Criatividade”

SIGA-NOS:

FLIPBOARD / TWITTER / INSTAGRAM / FACEBOOK / GOOGLE+ / TUMBLR / YOUTUBE / SOUNDCLOUD / PINTEREST / MEDIUM